Características do bom professor segundo a percepção de estudantes de Psicologia
Palabras clave:
opiniões, conceito de "bom professor", personalidade, relacionamento, interação professor-alunoResumen
O objetivo do presente estudo foi verificar a opinião de estudantes de um curso de Psicologia sobre as características consideradas importantes de um bom professor. Os sujeitos foram 79 alunos, cursando a 3ª série, de ambos os sexos, que foram solicitados a citar-lhe três características. Os resultados indicam que a maioria deles valoriza mais as características de personalidade e do relacionamento entre professor e aluno, do que as ligadas ao aspecto profissional propriamente dito, como conhecimentos gerais e específicos, por exemplo. As características mais citadas promovem a imagem de um professor interessado, preocupado com os alunos, simpático, bem-humorado, dinâmico e flexível.
Descargas
Citas
Del Prette, A. e DeI Prette Z. (1994). Interações sociais em sala de aula: representações do professor. Anais do XVIl International School Psychology Colloquium e II Congresso Nacional de Psicologia Escolar, pp. 426 - 430 .
Duran, A. P. (1992). O enfoque da interação social: contribuições à escola. Anais do I Congresso Nacional de Psicologia Escolar, pp. 115 - 117.
Gil, M.S.C. de A. (1992). Interação professor aluno:um processo e seus produtos. Anais do I Congresso Nacional de Psicologia Escolar, pp. 122- 124.
Khouri, Y.G. e col. (1984). Psicologia Escolar, EPU, 1.
Machado, V.L.S. (1987). Aprendizagem e interação professor - aluno. 111: G.P. Witter e J.F.B. Lomô- naco. Psicologia da aprendizagem/aplicações na escola, EPU, 9(3): 15-35.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Luiza Helena Albertini Padula Trombeta
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.