O Desenvolvimento da Criatividade na Escola: possibilidades e implicações
Palabras clave:
Criatividade, aprendizagem, escola, psicologia escolar, pesquisas em criatividade, testes de criatividadeResumen
O objetivo deste trabalho foi o de demonstrar as várias possibilidades de trabalho com a criatividade na escola. Com este propósito foi feita uma revisão de dissertações sobre o este tema, realizadas nos últimos três anos no programa de pós-graduação em psicologia escolar da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Através dos resultados obtidos nas pesquisas apresentadas, onde foram estudados sujeitos de várias faixas etárias, utilizando-se escalas, testes ou programas específicos de treinamento, ficou comprovado que é a criatividade traz inúmeros benefícios, não só para o rendimento escolar como também para o comportamento e atitudes dos estudantes e professores. Conclui-se que o psicólogo escolar pode desempenhar um importante papel no desenvolvimento da criatividade no ambiente escolar, o que remete, portanto, à questão da criati\ idade na própria formação deste profissional.
Descargas
Citas
BAMPI, M. L. F. (1995) Efeitos de um programa para o desenvolvimento da criatividade na escrita. Dissertação de mestrado. Pontíficia Universidade Católico de Campinas.
BRAGOTTO, D. ( 1994) Programa experimental para o desenvolvimento da expressão poética em adolescentes. Dissertação de mestrado. Pontificia Universidade Católica de Campinas.
BERTONHA, R.M. (1995) Programa para o desenvolvimento da criatividade em crianças pré escolares. Dissertação de mestrado. Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
BIGHETTI, C.A. ( 1995) Efeitos de um programa para o desenvolvimento da criatividade verbal através do contar histórias. Dissertação de mes trado. Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
CENTER FOI CREAT!VE STUDIES (1990) The lnternational Creativity Networking Conference. Resumos. Buffalo. NY, 7-1O agosto.
MOREIRA, S.R.G.(1995) Epilepsia e Criatividade. Um estudo com crianças de rede pública. Disser tação de mestrado. Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
NOGUEIRA, A.B.L. (1992) Criatividade e percepção do futuro profissional em estudantes de psicologia. Dissertação de mestrado. Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
TORRANCE, E.P.( 1966). Torrance testsof creative thinking. Lexington, MA: Personal Press.
__________.(1970)Creative learning and teaching. New York, Harper & Row.
TORRANCE, E.P. & SAFTER, H.T. ( 1990). The incubation model of teaching. New York: Bu fallo, Bearly.
WECHSLER, S.M. (1993) Criatividade: Descobrindo e encorajando. Campinas, Psy.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 1995 Solange M. Wechsler
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.