O Desenvolvimento da Criatividade na Escola: possibilidades e implicações

Autores/as

Palabras clave:

Criatividade, aprendizagem, escola, psicologia escolar, pesquisas em criatividade, testes de criatividade

Resumen

O objetivo deste trabalho foi o de demonstrar as várias possibilidades de trabalho com a criati­vidade na escola. Com este propósito foi feita uma revisão de dissertações sobre o este tema, realizadas nos últimos três anos no programa de pós-graduação em psicologia escolar da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Através dos resultados obtidos nas pesquisas apresentadas, onde foram estudados sujeitos de várias faixas etárias, utilizando-se escalas, testes ou programas específicos de treinamento, ficou comprovado que é a criatividade traz inúmeros benefícios, não só para o rendimento escolar como também para o comportamento e atitudes dos estudantes e professores. Conclui-se que o psicólogo escolar pode desempenhar um importante papel no desenvolvimento da criatividade no ambiente escolar, o que remete, portanto, à questão da criati\ idade na própria formação deste profissional.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BAMPI, M. L. F. (1995) Efeitos de um programa para o desenvolvimento da criatividade na escrita. Dissertação de mestrado. Pontíficia Universidade Católico de Campinas.

BRAGOTTO, D. ( 1994) Programa experimental para o desenvolvimento da expressão poética em adolescentes. Dissertação de mestrado. Pon­tificia Universidade Católica de Campinas.

BERTONHA, R.M. (1995) Programa para o desen­volvimento da criatividade em crianças pré­ escolares. Dissertação de mestrado. Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

BIGHETTI, C.A. ( 1995) Efeitos de um programa para o desenvolvimento da criatividade verbal através do contar histórias. Dissertação de mes­ trado. Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

CENTER FOI CREAT!VE STUDIES (1990) The lnternational Creativity Networking Conference. Resumos. Buffalo. NY, 7-1O agosto.

MOREIRA, S.R.G.(1995) Epilepsia e Criatividade. Um estudo com crianças de rede pública. Disser­ tação de mestrado. Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

NOGUEIRA, A.B.L. (1992) Criatividade e per­cepção do futuro profissional em estudantes de psicologia. Dissertação de mestrado. Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

TORRANCE, E.P.( 1966). Torrance testsof creative thinking. Lexington, MA: Personal Press.

__________.(1970)Creative learning and teaching. New York, Harper & Row.

TORRANCE, E.P. & SAFTER, H.T. ( 1990). The incubation model of teaching. New York: Bu­ fallo, Bearly.

WECHSLER, S.M. (1993) Criatividade: Desco­brindo e encorajando. Campinas, Psy.

Publicado

1995-04-30

Cómo citar

Wechsler, S. M. (1995). O Desenvolvimento da Criatividade na Escola: possibilidades e implicações. Estudos De Psicologia, 12(1). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/12328