O ingresso da criança surda na escola de primeiro grau - concepções e expectativas de pais e profissionais

Autores/as

Palabras clave:

Criança surda, expectativas, pais, professores, escolarização

Resumen

Relata uma investigação acerca das concepções e expectativas de pais e de profissionais em relação à opção por escola regular ou escola especial para a criança surda no primeiro grau. Analisa os enunciados verbais dos entrevistados e apresenta os seguintes resultados: pais valorizam o ingresso na escola regular, condi­ cionando-o a condições para acompanhá-la; pais salientam que na escola especial há maior facilidade de comunicação com professores e colegas; profissionais relatam mais dificuldades na adaptação à escola regular do que os pais; pais têm preocupações com aspectos sociais (especialmente rejeição) e cognitivos (dificuldades de aprendizagem); profissionais destacam a questão da comunicação e a questão educacional mais ampla no planejamento da escolarização do surdo. Discute-se a relação entre essas preocupações e as principais abordagens teóricas na educação do surdo.

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Publicado

1996-08-31

Cómo citar

Batista , C. G., & Silva, A. B. de P. e. (1996). O ingresso da criança surda na escola de primeiro grau - concepções e expectativas de pais e profissionais. Estudos De Psicologia, 13(2). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/12274