Psicologia existencial-fenomenológica: o saber filosófico e a produção científica
Palabras clave:
Psicologia, existencialismo, fenomenologia, ciênciaResumen
Na tentativa de compreender o lugar epistemológico da Psicologia Existencial-Fenomenológica, torna-se necessária a contextualização filosófica dos pressupostos que embasam a sua visão de homem e de mundo e que repercutem em seu fazer científico. Nestesentido, tenta-se articular o entendimento do Existencialismo e da Fenomenologia com a Psicologia. Ressalta-se o envolvimento intersubjetivo do psicólogo existencial fenomenológicocom o sujeito de seus estudos. A partir disso, conclui-se o caráter processual destes estudos, visto que o saber filosófico lhes garante uma produção científica voltada a uma constante abertura ao devir dos significados do existir humano.
Descargas
Citas
ASTI-VERA, A. MetodoloKia da Pesquisa Cientifica (5ª edição). Porto Alegre: Globo, 1974 (original argentino de 1968).
AUGRAS, M. O Ser da Compreenscio: fenomenologia da situação de psicodiagnóstico (4ª edição). Petrópolis: Vozes, 1994.
BICUDO. J. & MARTINS, M.A.V. A Pesquisa Qualita tiva em Psicologia: fandamentos e recursos básicos. São Paulo: Editora Moraes, 1989.
BORIS, G. D. J. B."Noções Básicas de Fenomenologia". ln: lnsight Psicoterapia, No. 46. São Paulo: Lemos, dez. 1994, pp. 19-25.
DARTIGUES, A. O que é a Fenomenologia (3a. edição). São Paulo: Editora Moraes, 1992(original francês sem indicação de data).
FORGHIERI, Y.C. Psicologia Fenomenológica: fundamentos, método e pesquisa. São Paulo: Pioneira, 1993.
GIORGI, A. A Psicologia como Ciência Humana: uma abordagem de base fenomenológica. Belo Horizonte: Interlivros, 1978 (original americano de 1970).
MARTINS, J. "Contribuição da Fenomenologia para a Psicologia II". ln: Boletim do Programa de Mestrado em Psicologia da Educação. São Paulo: PUC-SP, Nº 4, 1984.
MERLEAU-PONTY,M. Merleau-Ponty na Sorbone: resumo de cursos de psicossociologia e filosofia (1949- 1952), Campinas: Papiros, 1990. (original francês de 1988).
REZENDE, A.M. de Concepção Fenomenológica da Educação. São Paulo: Cortez Autores Associados, 1990 (Coleção Polêmicas do Nosso Tempo, v.38).
STEGMÜLLER, W. A Filosofia Contemporânea. São Paulo: EDUSP, 1977.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 1996 Ana Paula Chaves, Shirley Macêdo, Viviane Mendonça
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.