Psicologia da Arte: seção temática

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Abstract

Lev Semionovich Vigotski (1896-1934), psicólogo russo considerado o precursor da Psicologia Histórico--Cultural, iniciou suas refl exões e estudos no campo da Psicologia investigando a reação estética suscitada no sujeito que frui uma obra de arte. Esses estudos estão expressos em sua tese de doutorado, concluída em 1925 e intitulada “Psicologia da Arte” (Vigotski2, 1925/1999). O texto, repleto de densas e extensas acepções, sustentadas em referências que revelam a profundidade das refl exões do autor no campo das artes e da psicologia de então, reporta seus esforços para demonstrar a arte como um fenômeno humano, cujas raízes e essência são sociais caracterizando-se, portanto, como mediação potente na relação do homem com a realidade e consigo próprio.

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References

ole, M. & Gajdamschko, N. (2016). The growing pervasiveness of perezhivanie. Mind, Culture and Activity, 23(4). http://dx.doi.org/10.1080/10749039.2016.1201515

Fleer, M., González Rey, F., & Veresov, N. (2017). Perezhivanie, emotions and subjectivity: Advancing Vygotsky’s legacy (Vol. 1). Singapore: Springer.

Vigotski, L. S. (1999). Psicologia da Arte. São Paulo: Martins Fontes. (Originalmente publicado em 1925).

Published

2023-02-24

How to Cite

SOUZA, V. L. T. de. (2023). Psicologia da Arte: seção temática. Psychological Studies, 35(4). Retrieved from https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7465