Educação e envelhecimento

contribuições da perspectiva Life-Span

Autores

  • Natália Nunes SCORALICK-LEMPKE Universidade Federal de Juiz de Fora, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.
  • Altemir José Gonçalves BARBOSA Universidade Federal de Juiz de Fora, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.

Palavras-chave:

Desenvolvimento humano, Educação, Envelhecimento

Resumo

A perspectiva Life-Span é um importante marco teórico no estudo do envelhecimento, uma vez que colaborou para mudar a concepção de que o idoso é um ser passivo e doente, ressaltando a possibilidade de desenvolvimento durante todo o curso da vida. Também destacou a heterogeneidade na velhice, enfatizando a importância de atividades para a manutenção do envelhecimento saudável. A aquisição de novas aprendizagens tem sido considerada uma tarefa importante nesse sentido, uma vez que pode otimizar as capacidades cognitivas e favorecer a rede de suporte social do idoso. Assim, este trabalho, a partir da apresentação dos pressupostos que conferiram extrema relevância à Life-Span no âmbito da Psicologia do Desenvolvimento, discute a importância da educação para a velhice saudável, a oferta de atividades educacionais para idosos no Brasil e elucida a amplitude de termos encontrados na literatura para designar o processo de aprendizagem ao longo do curso da vida.

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Publicado

2012-12-31

Como Citar

SCORALICK-LEMPKE, N. N., & BARBOSA, A. J. G. (2012). Educação e envelhecimento: contribuições da perspectiva Life-Span. Estudos De Psicologia, 29(Suplemento 1). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/8822