Bem-estar subjetivo

autoavaliação em estudantes universitários

Autores

  • Paola PASSARELI-CARRAZZONI Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Psicobiologia.
  • José Aparecido DA SILVA Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Departamento de Psicologia e Educação.

Palavras-chave:

Autoavaliação, Bem-estar, Estudantes universitários

Resumo

O bem-estar subjetivo surgiu como um interessante tema da Psicologia Positiva e tem recebido cada vez mais atenção de pesquisadores da área. Este estudo teve como objetivo principal verificar a eficácia de três instrumentos de autoavaliação do bem-estar subjetivo, a partir de uma população de estudantes universitários da cidade de Ribeirão Preto. Foi realizada a análise estatística descritiva e a análise de componentes principais para os resultados apresentados no Questionário de Felicidade Oxford e na Escala de Felicidade Subjetiva. O Item de Felicidade Global foi analisado apenas por intermédio da estatística descritiva, pois apresentava uma única questão. Partindo do fato de que pesquisas realizadas indicam uma diferença pouco significativa entre autoavaliações realizadas por homens e por mulheres, este estudo traz resultados que confirmam essa constatação quanto às medianas apresentadas em todos os instrumentos, porém aponta diferenças significativas em relação à estrutura dos instrumentos de homens e mulheres para o Questionário de Felicidade Oxford.

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Publicado

2012-09-30

Como Citar

PASSARELI-CARRAZZONI, P., & DA SILVA, J. A. (2012). Bem-estar subjetivo: autoavaliação em estudantes universitários. Estudos De Psicologia, 29(3). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/8798