A PSICOLOGIA COMO PROFISSÃO DA ÁREA DA SAÚDE, A PRÁTICA, A SUPERVISÃO E A PESQUISA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA.
Palavras-chave:
Psicologia como Profissão, Psicologia na Saúde, Pesquisa, Prática e SupervisãoResumo
O artigo objetiva fazer uma descrição de uma experiência em psicologia da saúde em um hospital especializado na reabilitação de pessoas portadoras de deformidades físicas, em especial, as de crânio e face. Os autores relatam sua experiência prática, de pesquisa e com supervisão em uma equipe interdisciplinar. Enfatizam o papel da investigação cientifica ligada às questões que surgem na prática profissional e nas interações Interdisciplinares. Especificam os programas de atuação clínica e o modelo de ensino e supervisão. Apresentam suas práticas de avaliação e concluem pela importância do envolvimento cada vez maior dos profissionais no desenvolvimento de pesquisa que subsidiem suas práticas. Apresentam o resumo de um caso como um exemplo do atendimento interdisciplinar a longo prazo.
Downloads
Referências
AMARAL, V .L. A. R. do (1986). Vivendo com uma face atípica: Influência da deformidade facial no auto e hetero conceitos e na realização acadêmica de crianças de 6 a 12 anos. Tese de Doutorado defendida no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.
AMARAL, V. L. A. R. do (1992). Fissuras Lábio Palatinas: aspectos psicossociais. InE. B. de C. Altmann(ed.) Fissuras lábio Palatinas. São Paulo: Pró-Fono.
ANPEPP (1989). Documento de conclusão dos trabalhos do Grupo de Estudos sobre Psicologia da Saúde. 11º Reuniao da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia Gramado, R.S., Mimeo.
MATARAZZO, J.D. (1980). Behavioral health and behavioral medicine: frontiers for a new health psychology. American Psychologist, 35, 807-817.
MATARAZZO, J.D. (1982). Behavioralhealth's challenge to academic Psychology. American Psychologlst, 37, 1-14.
PIRES, D. C. H. (1992). Ansiedade de pacientes e reuniões ambulatoriais Interdisciplinares. Dissertação de Mestrado apresentada ao Instituto de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
SOUZA, DAP. (1991). A experiência de sofrer queimaduras: um estudo do medo com crianças de 6 a 12 anos. Dissertação de Mestrado apresentada ao Instituto de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.