Pensamento "concreto" e "abstrato" em crianças e adultos: um estudo através da interpretação de provérbios
Palavras-chave:
pensamento concreto, pensamento abstrato, provérbiosResumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar o grau de ocorrência dos tipos de pensamento "concreto" e "abstrato" em função das variáveis idade e sexo dos sujeitos. Os tipos de pensamento foram avaliados pelo Teste Brasileiro de Provérbios. Participaram como sujeitos um grupo de 53 crianças, alunos da 3ª série do 1° grau, com idades variando de 9 a 13 anos, e um grupo de 26 adultos, alunos de um curso de alfabetização, na faixa etária de 15 a 48 anos. Verificou-se que: a) os adultos emitiram um número significativamente maior de respostas abstratas do que as crianças; b) as crianças emitiram um número significativamente maior de respostas concretas do que os adultos; c) os adultos femininos emitiram um número significativamente maior de respostas abstratas do que os masculinos; d) os adultos masculinos emitiram um número significativamente maior de respostas concretas do que os femininos.
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