Pensamento "concreto" e "abstrato" em crianças e adultos: um estudo através da interpretação de provérbios

Autores

  • José Fernando Bitencourt Lomônaco USP
  • Cláudia Dechichi UF Uberlândia
  • Maria Terezlnha Cassi Pereira Yukimitsu Univ. São Judas

Palavras-chave:

pensamento concreto, pensamento abstrato, provérbios

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar o grau de ocorrência dos tipos de pensamento "concreto" e "abstrato" em função das variáveis idade e sexo dos sujeitos. Os tipos de pensamento foram avaliados pelo Teste Brasileiro de Provérbios. Participaram como sujeitos um grupo de 53 crianças, alunos da 3ª série do 1° grau, com idades variando de 9 a 13 anos, e um grupo de 26 adultos, alunos de um curso de alfabetização, na faixa etária de 15 a 48 anos. Verificou-se que: a) os adultos emitiram um número significativamente maior de respostas abstratas do que as crianças; b) as crianças emitiram um número significativamente maior de respostas concretas do que os adultos; c) os adultos femininos emitiram um número significativamente maior de respostas abstratas do que os masculinos; d) os adultos masculinos emitiram um número significativamente maior de respostas concretas do que os femininos.

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Referências

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Publicado

1993-08-30

Como Citar

Bitencourt Lomônaco, J. F. ., Dechichi, C. ., & Cassi Pereira Yukimitsu, M. T. . (1993). Pensamento "concreto" e "abstrato" em crianças e adultos: um estudo através da interpretação de provérbios. Estudos De Psicologia, 10(3), 09–20. Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/8133