O QUE É OUVIR?
Resumo
Este texto pretende trazer uma fenomenologia do ouvir em alguns de seus aspectos, principalmente aqueles que mais interessam a uma relação terapêutica e a uma relação educativa. Com esse intuito comentam-se textos de Rogers, a partir das posições de Merleau-Ponty, Paul Ricoeur e Martin Buber. O ouvir se abre para o mundo significado pelo falante e para o contexto no qual este mundo ganha um sentido.
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Referências
BUBER, Martins. Do diálogo e do dialógico. São Paulo, Perspectiva, 1982.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1974.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo, Cortez, 1983.
MERLEAU-PONTY, Maurice. La structure du comportement. Paris, PUF, 1972 (Existe trad. portuguesa).
MEALEAU-PONTY, Mauride: Phénoménologie de Ia perception. Paris, Gallimard, 1967. (Existe trad. portuguesa).
RICOEUR, Paul. Interpretação e Ideologias. Rio de Janeiro, F. Alves, 1977.
ROGERS, Carl. Um jeito de ser. São Paulo; EPU, 1983.
ROGERS, Carl. Away of being. Boston, H. Mifflin, 1980.
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