LEITURA CRÍTICA EM CRIANÇAS COM DÉFICITIS COMPORTAMENTAIS.

Autores

  • Herminia V. de CASTILLO Professora da Universidade Pedagógica Libertador. Núcleo Maracay-Venezuela

Resumo

O presente estudo tem como objetivo verificar a eficiência do programa Leitura Crítica de Witter (1985) no que se refere a respostas textuais, elaboradas e discriminação entre fantasia e realidade. A mostra estava integrada por sete sujeitos, de idades compreendidas entre 11 e 12 anos, de classe média baixa, que frequentavam uma escola de educação especial na cidade de Maracay-Venezuela. Todos os sujeitos tinham nível educável. O delineamento foi de pré-treino e pós testes. Realizaram-se 19 sessões com uma duração de 40 minutos cada uma. Os resultados obtidos demonstraram a eficiência do programa empregado para a consecução dos objetivos propostos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BATTAGLIA, M. H. W. - O Uso dos Tempos Pretérito Perfeito e Imperfeito do Português e Perfert e Praeteriun do Alemão. Tesis de Mestrado FELCH da USP, São Paulo, 1990.

BERBIN, L. J. - Consideraciones Críticas sobre Ia Lectura en !os Programas de Educación Primaria. Caracas. Ediciones: Facultad de lIumanidades y Educación, U. C. V, 1982.

CLARY, L. M. How will do you teach Critical Reading. lhe Reading Teacher, 31 (2): 142-146, 1977.

DREW, C. J. - Introduction to Designing and Conduction Research. Toronto: The Mosly Company C. v., 21;1ed., 1980.

FAGUNDES, V. A. - Imagem Social do "Deficiente" nos Livros Didáticos do Primeiro Grau. Dissertação de Mestrado, Puc, São Paulo, 1989.

FREIRE, P. - Conscientização: Teoria e Prática da Libertação: Uma Introdução ao Pensamento de Paulo Freire. São Paulo, 31;1 ed., Cortes y Moraes, 1980.

HEINZ, B. - La Deficiencia Mental: Aspectos Pedagógicos. Madrid, Editorial, Cincil, 1986.

HUSSEIN, C. L. - Leitura Crítica: Ensino e Aprendizagem. Anais I Encontro Interdisciplinar de Leitura. Londrina, 1984.

JAROLlMER, J. - Social Studies in Elementary Education. New York: The Macmillan Company, 4ª ed., 1971.

MANDL, H.; LEVIN, J. - Knowlooge Acquisition trom Text. anó Pictures. Amsterdam: Elsevier Science Publishers, B. V., 1989.

MIKULECKY, L. - Uteracy for what Purpose? in Venezky. L. Wagner, D. A., Ciliberti, B. S. - Toward Defining Uteracy. Newark, DE: Internacional Reading Association 1990.

OAKHILL, J. e GARNHAM, E. A. - Recoming a Skilled Reader. New York: Basil Blackwell, 1988.

PERÉZ, R. J. A. - Panorâmica Histórica y Actualidad de Ia lectura Madrid: Ediciones Piramides Fundación Germán Sánchez Ruipérez, 1986.

ROBBINS, L. D. - Critical Reading Skill of Non proficient Reader in College. Joumal of Reading, 24(4): 300-302, 1981.

RUIZ, B. - la Teoría de Ia ModmcabilidadCogniscitiva Estructural: Una Explicación Alternativa sobre el Desarrollo Diferencial. Caracas: Avepane. XXII Aniversário de Avepane, pp. 164-173, 1985.

RYDER, R. J.; GRAVES, B. B.; GRAVES, M. F. - Easy Reading: Book Series and Periodicals for Less Able Readers. Newark, DE: International Reading Association, 1989.

SAMPAIO, T. S. - Teste de Procedimentos para Treino em Leitura Crítica e Criativa: Um Estudo experimental com Universitários. Dissertação de Metrado apresentada na U. F. Pb, 1982.

SANTOS, A. A. A. - leitura entre Universitários: Diagnóstico e Remediação. Tese de Doutorado apresentada na USP/ IP, 1989.

SIEGEL, S. - Estatística não paramétrica para ciências do comportamento. Traduzido do original inglês de 1956 por A. A. de Farias. São Paulo: McGraw-HiII do Brasil, 1975.

SILBERMAN, C. E. - Crisis in the Classroom. New York, Edition Vintage Books, 1970.

SILVA, E. da - O Ato de Ler: Fundamentos Psicológicos para uma Nova Pedagogia da Leitura. São Paulo: Edições Cortes, Autores Associados, 1981.

SMITH, B. N. - The Many Faces of Reading Comprehension in Individualizing Reading Instruction, New York: Renihart and Winston, Inc. 1972.

STAUFFER, R. C. - Directing Reading Maturity as a Cognition Process. New York: Harper and Row, 1969.

WALLACE, C. - Leaming to Read in a Multicultural Society: lhe Social Context of Second Language Literaty. New York: Prentice Hall, 1988.

WEINRICH, H. - Tempus-Reprochene and Erzachltef wilt. Stuttugart, Verlag W. kohlhammer, 1964.

WINNE, P. H. - Experiments Relating Teacher's use of Higher Cognitive Questions to Studant achievement. Review of Educational Research. 49 (1): 13-50, 1979.

WITTER, G. P. e COPIT, M. S. - Lendo e Escrevendo. São Paulo: Vetor, 1979.

WITTER, G. P. - Programa de Leitura Crítica Original não publicado, 1985.

ZINTZ, M. - The Reading Process: the teacher and Student. lowa: Company Pblíshers, 2ª ed., 1970.

Downloads

Publicado

1990-12-31

Como Citar

V. de CASTILLO, H. . (1990). LEITURA CRÍTICA EM CRIANÇAS COM DÉFICITIS COMPORTAMENTAIS. Estudos De Psicologia, 7(2), 05–38. Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7938