Avaliação do Ages and Stages Questionnaire-Brasil por profissionais de Educação Infantil

Autores

  • Ana Carolina Monnerat FIORAVANTI-BASTOS Universidade Federal Fluminense, Departamento de Psicologia, Laboratório de Psicometria.
  • Alberto FILGUEIRAS Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Psicologia, Laboratório de Análise de Dados
  • Maria Lucia Seidl de MOURA Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Instituto de Psicologia, Laboratório de Pesquisa em Interação Social e Desenvolvimento.

Palavras-chave:

Avaliação, Creches, Desenvolvimento infantil, Psicometria

Resumo

Avaliar o desenvolvimento infantil é importante para planejar ações de prevenção a problemas na primeira infância. Há poucos instrumentos aplicados sistematicamente em creches. O Ages & Stages Questionnaire-Brasil, que conta com 18 questionários, foi adaptado e aplicado no sistema público do Rio de Janeiro. Contudo, estudos de avaliação da medida pelos usuários ainda não foram conduzidos. Participaram 28 educadoras infantis de seis creches as quais responderam duas medidas: uma versão do Ages & Stages Questionnaire-Brasil para Avaliação das Crenças de Educadoras sobre o Desenvolvimento; e Características do Ages & Stages Questionnaire. Foi calculada a consistência interna de 504 questionários e comparada com a amostra original do Ages & Stages Questionnaire-Brasil. Foi aplicada, ainda, uma Análise de Variância para identificar diferenças na importância atribuída pelas educadoras às cinco áreas do Ages & Stages Questionnaire-Brasil: Coordenação motora ampla e fina, Comunicação, Resolução de problemas e Pessoal/ Social. Os dados indicaram boa consistência interna, mas necessidade de mudanças quanto à clareza e contextualização para creches.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Antunes, D. D. (2007). Relatos significativos de professores e alunos e sua auto-imagem e auto-estima (Dissertação de mestrado não-publicada). Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

Bricker, D., Squires, J., & Clifford, J. (2010). Developmental screening measures: Stretching the use of the ASQ for other purpose. Infants & Young Children, 23(1), 14-22. http://dx.doi.org/10.1097/IYC.0b013e3181c816cc

Carvalho, R. V. C., & Seidl de Moura, M. L. (2011). Empathic interactions between parents and children: An exploratory study. The Romanian Journal of Psychology, Psychotherapy and Neuroscience, 1(2), 192-214.

Filgueiras, A., & Landeira-Fernandez, J. (2011). Adaptação transcultural e avaliação psicométrica do Ages and Stages Questionnaires (ASQ) em creches públicas da cidade do Rio de Janeiro (Dissertação de mestrado não-publicada). Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Filgueiras, A., Pires, P., Maissonette, S., & Landeira-Fernandez, J. (2013). Psychometric properties of the Brazilian-adapted version of the Ages and Stages Questionnaire in public child daycare centers. Early Human Development, 89(8), 561-576. http://dx.doi.org/10.1016/j.earlhumdev.2013.02.005

Fórum Permanente de Educação Infantil do Estado do Rio de Janeiro. (2011). Considerações do FPEI/RJ sobre o processo de avaliação da Cidade do Rio de Janeiro - ASQ-3. Recuperado em agosto 26, 2013, de http://forumpermanentedeeducacaoinfantilrj.blogspot.ca/2011/10/consideracoes-do-forumpermanente-de. Html

Harkness, S., & Super, C. (1996). Parents’ cultural belief systems: Their origins, expressions, and consequences. New York: Guilford Press.

Heckman, J. J. (2006). Skill formation and the economics of investing in disadvantaged children. Science (New York), 312(5782), 1900-1902. http://dx.doi.org/10.1126/science.1128898

McGillicuddy-DeLisi, A. V. (1985). The relationship between parental beliefs and children’s cognitive level. In I. E. Sigel (Org.), Parental belief systems: The psychological consequences for children (pp.7-24). Hillsdale: Lawrence Erlbaum Associates.

Observatório da Educação. (2011). Rio de Janeiro aplica avaliação na educação infantil em parceria com a SAE. Sugestões de Pautas. Recuperado em abril 30, 2013, de http://www.observatoriodaeducacao.org.br/index.php?view=article&id=1102:rio-de-janeiroaplica-

avaliacao-na-educacao-infantil-em-parceriacom-a-sae&option=com_content&Itemid=98

Oliveira, D. R., & Miguel, A. S. B. (2012). A nova concepção de creche pós-LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei nº 9.394/96). Revista Fafibe, 5, 1-8. Recuperado em setembro 21, 2013, de http://www.unifafibe.com.br/revistasonline/arquivos/revistafafibeonline/sumario/21/21112012211307.pdf

Pádua, E. (2011). Primeira infância completa: uma abordagem integrada do desenvolvimento infantil. Seminário Itaú de Avaliação Econômica de Projetos Sociais, Rio de Janeiro. Recuperado em março 18, 2013, de http://www.fundacaoitausocial.org.br/_arquivosestaticos/FIS/pdf/ap_eduardo_padua.pdf

Rio de Janeiro. Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. (2010). Manual de uso do ASQ-3: guia rápido para aplicação do ASQ-3. Rio de Janeiro: Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade. Recuperado em setembro 11, 2013, de http://200.141.78.79/dlstatic/10112/1132535/DLFE-205901.pdf/1.0

Rio de Janeiro. Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. (2011). Orientações para profissionais da educação infantil. Rio de Janeiro: Gerência de Educação Infantil. Recuperado em agosto 13, 2013, de http://200.141.78.78/dlstatic/10112/1053798/DLFE-20370 8.pdf/ManualdeOrientacoesSMEfinaleducacaoinfantil.pdf

Squires, J., Bricker, D., Twonbly, E., & Potter, L. (2009). Ages & Stages Questionnaires: A parent-completed child monitoring system (3rd ed.). Baltimore: Paul H. Brookes Publishing.

Tatagiba, A. P. (2010). Aspectos da política educacional carioca: trajetórias da educação infantil. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 18(67), 275-302. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362010000200006

Trommsdorff, G., & Kornadt, H. J. (2003). The cultural context of parent: Child relationships. In L. Kuczynski (Org.), Handbook of dynamics in parent: Child relations (pp.271-306). London: Sage.

Downloads

Publicado

2023-03-21

Como Citar

FIORAVANTI-BASTOS, . A. C. M., FILGUEIRAS, A. ., & MOURA, M. L. S. de. (2023). Avaliação do Ages and Stages Questionnaire-Brasil por profissionais de Educação Infantil. Estudos De Psicologia, 33(2). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7879

Edição

Seção

AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA