IMPORTANCE DE L'APPROCHE PSYCHOMOTRICE DANS LES PROBLÈMES LIÈS À L'APPRENTISSAGE PRECOCE

Autores

  • Dhébora Bellinaso BERALDO Institut Supérieur de Rééducation Psychomotrice (Paris) França
  • Frédérique BOSSE Institut Supérieur de Rééducation Psychomotrice (Paris) França

Resumo

Atualmente, o problema da alfabetização precoce está se tornando cada vez mais sério, não só no Brasil, mas em outros países da Europa, como na França, segundo nos mostra este artigo. A abordagem psicomotora de Giselle B. SOUBIRAN, a qual vem desenvolvendo seu trabalho no Hospital HENRI ROUSSELLE {Paris} desde 1947, nos aponta as possíveis causas que geram este problema, além dos requisitos básicos que uma criança deve ter desenvolvido até o momento de sua alfabetização para que tenha um desempenho satisfatório. Além disso, são enfocados os passos a serem seguidos dentro do piano de Intervençao Terapêutica, os quais são estipulados de acordo com a idade e 0 desenvolvimento neurológico da criança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

APOSTILAS de aulas ministradas no Instituto Superior de Reeducaçao Psicomotora (I.S.R.P.) sobre Grafomotricidade por Frédérique BOSSE, professora deste Instituto e assistente da Dra. Giselle SOUBIRAN, Paris, França - 1986.

SOUBIRAN, G. B. Psychomotricité et Relaxation Psychosomatique. Ed. Doin, Paris - 1975.

SOUBIRAN, G. B. La Réadaptation Scolaire des Enfants Intelligents par la Rééducation Psychomotrice. Ed. Doin, Paris, 1974. WALLON, H. L'évolution Psychologique de l'enfant. Ed. A. Colin, Paris, 1950

Downloads

Publicado

1988-12-31

Como Citar

Bellinaso BERALDO, D. ., & BOSSE, F. . (1988). IMPORTANCE DE L’APPROCHE PSYCHOMOTRICE DANS LES PROBLÈMES LIÈS À L’APPRENTISSAGE PRECOCE. Estudos De Psicologia, 5(2), 51–57. Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7812

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS