APLICAÇÃO DA MODIFICAÇÃO DE COMPORTAMENTO EM CRIANÇAS DEFICIENTES MENTAIS EM SITUAÇÃO DE ESCOLA

Autores

  • Denise Maria Guisard Departamento de Pós-Graduação em Psicologia

Resumo

O objetivo do presente trabalho foi o de empregar procedimentos de modificação de comportamento em crianças Deficientes Mentais Educáveis e Treináveis em situação de escola, para a alteração e eliminação de comportamentos indesejáveis. Foram relacionados 64 comportamentos disruptivos, classificados em 11 categorias a saber: (1) Agressividade; (2) Desobediência; (3) Auto Estimulação; (4) Comportamento estereotipado e repetitivo; (5) Fala; (6) Alteração Motora; (7) Atenção; (8) Compulsividade; (9) Chamar a atenção sobre si; (10) Atividade Sexual; e (11) Fobias. Para cada comportamento inadequado foram selecionados um ou vários procedimentos a serem empregados no ambiente escolar. Os resultados pareceram bastante satisfatórios, considerando-se que foram constatadas alterações em todas as categorias trabalhadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AZRIN, N. H., HUTCHIGSON, R. R., and HAKE, D. F. Extinction - induced agression. J. exp. Anal. Behav. 1966, 9, 191-204.

AZRIN, N. H. e FOXX, R. M. A rapid method of toilet training the institutionalized retarded. Journal of Applied Behavior Analysis, 1971, 4-89-99.

AZRIN, N. H. e WESOLOWSKI, M. D. Theft reversal: an over correction procedure for eliminating stealing by retarded person. Journal of Applied Behavior Analysis, 1974, 7-577-581.

BEE, H. A criança em Desenvolvimento. S. Paulo Harper and Row do Brasil, 1977.

BIJOU, S. W. Child Developement: The Basic Stageof Early childhood, by Prentice - Hall, Inc. Englewood. Chiffs, New Jersey, 1976.

DIAGNOSTlC ANO STATISTICAL MANUAL OF MENTAL DESORDER, by the American Psychiatric Association, 1980, 3th Edition.

FREIRE, P. Introdução à Psicologia Escolar de M. H. S. Patto (organização) S. P. T. A. Queiroz, 1981.

GESELL, A. Diagnóstico dei Desarrolo. Buenos Aires, Ed. Paidos, 1976.

HALL, R. V. Manipulação de Comportamentos: Modificação de Comportamento. Vol. 3, 4,5, E. P. U., São Paulo, 1973.

KOTHE, S. Pensar é divertido. Ed. E. P. U., São Paulo, 1973.

KRUMBOLTZ, J. KRUMBOL TZ, H. Modificação do Comporta mento Infantil, Ed. E. P. U., São Paulo, 1972.

LIPP, M. N. Terapia Comportamental: Implicações Éticas para seu Exercício. Estudos de Psicologia. 1984, Vol. 1 (2) 39-50.

LIPP, M. N. Sexo para Deficientes Mentais: sexo e excepcional dependente e não dependente. Ed. Cortez: Autores Asso ciados, S. Paulo, 1981.

Mac INTIRE, R. W. Diretrizes para o Uso de Modificação de Comportamento na Educação (tradução) in Ulrich, R. Satachnick, T., Malby, J. Control of Human Behavior. Ed. Scott, Roresman and Company, 1974.

MAc INTIRE, R. W. Guidelines for Using Behavior Modification in Education, extra do de Ulrich, R.; Stachnick, T.; Malby, J. Control of Human Behavior, Scott, Foresman and Company, 1974.

NIRJE, B. The normalization principie and its human management implications. In Kesseler, I. W. - Psychopathology of childhood, New Jersey: Prentice-HaJl, Inc. 1986.

O'BRIEN, F.; BUCLE, C. e AZRIN, N. H. Trining and Mantaining a retarded child's proper eating. Journal of Applied Behavior Analysis. 1972, 5, 67-72.

PANYAN, C. M. Modificação de comportamento - Novas formas de ensinar novos comportamentos. E. P. U. São Paulo, 1974.

RATHS, L. E.; ROTHSTEIN, A. M.; JONAS, A. e WASSERMANN, S. Ensinar a Pensar. Ed. E. P. U., São Paulo, 1977.

RINCOVER A. Sensory. Extinction: A procedure for Eliminating Self-Stimulatory Behavior in Developmentally Disabled Children. Journal of Abnormal Child Psychology, Vol. 6, n9 3, 1978, págs. 299-310.

SARASON, M. T. Gladwin. Mental Deficiency in Gossman, H. J. M. D. Manual on Terminology and Classification in Mental Retardation, 1973 - Revision by American Association on Mental Deficiency.

STANFFORD CLARK, D. Introdução à Psiquiatria. Rio de Janeiro, Ed. Agir, 1972.

STRIESEL, S. Manipulação de Comportamento: como ensinar uma criança a imitar, E. P. U., São Paulo, 1975.

WINETT, R. A. e WINKLER, R. C. Atual Modificação de Comportamento na Sala de Aula: Fique Quieto, Fique Calado, Seja Obediente, Jorunal of Applied Behavior Analysis, 1972, (5) 499-504.

YATES, Abrey. J. Terapia dei comportamento. Ed. Trilhas, México, 1975.

Downloads

Publicado

1987-06-30

Como Citar

Maria Guisard, D. . (1987). APLICAÇÃO DA MODIFICAÇÃO DE COMPORTAMENTO EM CRIANÇAS DEFICIENTES MENTAIS EM SITUAÇÃO DE ESCOLA. Estudos De Psicologia, 4(1), 52–80. Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7786