A CRIANÇA BILÍNGUE E A PRÉ-ESCOLA
Resumo
A presente pesquisa teve como objetivo avaliar a consciência metalinguística de crianças pré-escolares e avaliar a atitude das pré-escolas em relação à criança bilíngue. Foram sujeitos deste estudo vinte e duas crianças, onze do sexo masculino e onze do sexo feminino, com idade variando de dois a seis anos e meio, e oito professores de cinco pré-escolas da rede particular de ensino em Campinas, que tinham crianças bilíngues em suas salas de aula.
As crianças foram submetidas a um teste de reconhecimento de figuras em ambas as línguas que dominavam. Os professores responderam a questões sobre seus alunos bilíngues e os programas educacionais de suas respectivas escolas, para crianças bilíngues.
Os dados demostraram que as crianças com idade entre dois e quatro anos não apresentam mudança no código linguístico sob ordens verbais. A partir dos quatros anos, as crianças já demostravam esta habilidade, isto é, demostraram um início de consciência metalinguística.
Apenas uma das escolas relatou ter-se preocupado com as crianças bilíngues em sua programação curricular. Somente os professores desta escola relataram não notar diferença entre as crianças bilíngues e as inilingues.
As autoras discutem a importância do papel da pré-escola na facilitação do desenvolvimento da comunicação e integração social de crianças bilíngues.
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Referências
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