Relações de amizade e autoconceito na adolescência: um estudo exploratório em contexto escolar

Autores

  • Renato Gomes CARVALHO Universidade da Madeira, Faculdade de Artes e Humanidades.
  • Eduardo FERNANDES Universidade da Madeira, Faculdade de Artes e Humanidades.
  • Joana CÂMARA Universidade da Madeira, Faculdade de Artes e Humanidades.
  • José Alberto GONÇALVES Universidade da Madeira, Faculdade de Artes e Humanidades.
  • João ROSÁRIO Universidade da Madeira, Faculdade de Artes e Humanidades.
  • Sandra FREITAS Universidade da Madeira, Faculdade de Artes e Humanidades.
  • Sandra CARVALHO Universidade da Madeira, Faculdade de Artes e Humanidades.

Palavras-chave:

Adolescência, Amizade, Autoconceito, Escolas, Identidade

Resumo

No presente estudo, analisou-se a relação entre a qualidade das relações de amizade e as autoperceções dos adolescentes, expressas no seu autoconceito. A amostra foi constituída por 65 estudantes portugueses, com idades compreendidas entre os 12 e os 16 anos (M = 14). Os instrumentos foram o Questionário de Qualidade da Amizade e a versão portuguesa do Perfil de Autoperceção da Escala de Autoconceito para Adolescentes. Através de análises correlacionais, verificou-se uma relação entre a qualidade das relações de amizade e o autoconceito, sendo a dimensão companheirismo e recreação preditora do autoconceito global. Verificou-se, ainda, a ausência de um efeito de gênero na qualidade reportada das relações de amizade. Pelo contrário, ocorreu um efeito moderado do gênero no autoconceito, nomeadamente nas dimensões competência escolar, competência atlética, aparência física e autoestima, com o gênero masculino apresentando resultados médios superiores. Os resultados foram discutidos tendo em conta a importância das relações sociais para o desenvolvimento na adolescência.

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Publicado

2023-03-09

Como Citar

CARVALHO, R. G., FERNANDES, E., CÂMARA, J., GONÇALVES, J. A., ROSÁRIO, J., FREITAS, S., & CARVALHO, S. (2023). Relações de amizade e autoconceito na adolescência: um estudo exploratório em contexto escolar. Estudos De Psicologia, 34(3). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7698

Edição

Seção

PSICOLOGIA EDUCACIONAL