Estudos psicométricos iniciais da Escala de Autorregulação Emocional: versões adulto e infantojuvenil

Autores

Palavras-chave:

Estados emocionais, Psicometria, Avaliação psicológica, Estresse, Bem-estar subjetivo

Resumo

A autorregulação emocional é a habilidade de moderar a atenção e os comportamentos provindos de diferentes circunstâncias e eventos e está associada à adaptação humana saudável. O presente trabalho buscou evidências de validade baseadas na estrutura interna das Escalas de Autorregulação Emocional-Adulto e Infantojuvenil e seus índices de confi abilidade. A versão adulta foi respondida por 802 adultos e a infantojuvenil por 600 crianças e adolescentes. A solução com quatro fatores foi a mais adequada nas duas versões. Foram encontrados os fatores externalização de agressividade (versão adulto) e avaliação da experiência (versão infantojuvenil) e três fatores (estratégias de enfrentamento adequadas, pessimismo e paralisação) com nomenclaturas semelhantes nas duas escalas. Os índices de confiabilidade variaram entre 0,69 e 0,98 (versão adulto) e 0,91 e 0,95 (versão infantojuvenil). As cargas fatoriais foram superiores a 0,50, explicando 62,7% (versão adulto) e 64,2% (versão infantojuvenil) da variância total. Os resultados são discutidos à luz da literatura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Artuch-Garde R, González-Torres, M. C., La Fuente, J., Vera, M. M., Fernández-Cabezas, M., & López-García, M. (2017). Relationship between resilience and self-regulation: A study of Spanish youth at risk of social exclusion. Frontiers in Psychology, 8(612), 1-11. http://dx.doi.org/10.3389/fpsyg.2017.00612

Bariola, E., Gullone, E., & Hughes, E. K. (2011). Child and adolescent emotion regulation: The role of parental emotion regulation and expression. Clinical Child and Family Psychology Review, 14(2), 198-212. http://dx doi.org/10.1007/s10567-011-0092-5

Batista, H. H. V., & Noronha, A. P. P. (2018). Instrumentos de autorregulação emocional: uma revisão de literatura. Avaliação Psicológica, 17(3), 389-398. http://dx.doi.org/10.15689/ap.2018.1703.15643.12

Batistoni, S. S. T., Ordonez, T. N., Silva, T. B. L., Nascimento, P. P. P., & Cachioni, M. (2013). Emotional Regulation Questionnaire (ERQ): indicadores psicométricos e relações com medidas afetivas em amostra idosa. Psicologia: Reflexão e Crítica, 26(1), 10-18. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722013000100002

Berking, M., Ebert, D., Cuijpers, P., & Hofmann, S. G. (2013). Emotion-regulation skills training enhances the efficacy of cognitive behavioral therapy for major depressive disorder. Psychotherapy and Psychosomatics, 82(4), 234-245. http://dx.doi.org/10.1159/000348448

Berking, M., Wirtz, C. M., Svaldi, J., & Hofmann, S. G. (2014). Emotion regulation predicts symptoms of depression over five years. Behavior Research and Therapy, 57(1), 13-20. http://dx.doi.org/10.1016/j.brat.2014.03.003

Bridgett, D. J., Burt, N. M., Edwards, E. S., & Deater-Deckard, K. (2015). Intergenerational transmission of self-regulation: A multidisciplinary review and integrative conceptual framework. Psychological Bulletin, 141(3), 602 654. http://dx.doi.org/10.1037/a0038662

Damásio, B. F., & Borsa, J. C. (2017). Manual de desenvolvimento de instrumentos psicológicos. São Paulo: Vetor.

Drake, M. M, Morris, M., & Davis, T. J. (2017). Neuroticism’s susceptibility to distress: Moderated with mindfulness. Personality and Individual Differences, 106(1), 248-252. http://dx.doi.org/10.1016/j.paid.2016.10.060

Gaspar, T., Tomé, G. Q., Simões, C., & Matos, M. G. (2015). Estratégias de auto-regulação em pré-adolescentes e adolescentes: versão portuguesa do TESQ-E. Psicologia: Reflexão e Crítica, 28(4), 649-658. http://dx.doi.org/10.1590/1678-7153.201528402

Gondim, S. M. G., Pereira, C. R., Hirschle, A. L. T., Palma, E. M. S., Alberton, G. D., Paranhos, J., ... Ribeiro, W. R. B. (2015). Evidências de validação de uma medida de características pessoais de regulação de emoções. Psicologia: Reflexão e Crítica, 28(4), 659-667. http://dx.doi.org/10.1590/1678-7153.201528403

Gratz, K. L., & Roemer, L. (2004). Multidimensional assessment of emotion regulation and dysregulation: Development factor structure, and initial validation of the Difficulties in Emotion Regulation Scale. Journal of Psychopathology and Behavioral Assessment, 26(1), 41-54.http://dx.doi.org/10.1023/B:JOBA.0000007455.08539.94

Gross, J. J. (1998). The emerging field of emotion regulation: An integrative review. Review of General Psychology 2(3), 271-299. http://dx.doi.org/10.1037/1089-2680.2.3.271

Ibañez, M. J., Ruipérez, M. A., Moya, J., Marqués, M. J., & Ortet, G. (2005). A short version of the Self-Regulation Inventory (SRI-S). Personality and Individual Differences, 39(6), 1055-1059. http://dx.doi.org/10.1016/j.paid.2005.02.029

International Test Commission. (2017). The ITC Guidelines for translating and adapting tests (Second edition). Retrieved December 8, 2017, from https://www.intestcom.org/files/guideline_test_adaptation_2ed.pdf

Kolenikov, S., & Bollen, K. A. (2012). Testing negative error variances: Is a Heywood Case a symptom of misspecification? Sociological Methods & Research, 41(1), 124-167. http://dx.doi.org/10.1177/0049124112442138

Kuvaas, N. J., Dvorak, R. D., Pearson, M. R., Lamis, D. A., & Sargent. E. M. (2014). Self-regulation and alcohol use involvement: A latent class analysis. Addictive Behaviors, 39(1), 146-152. http://dx.doi.org/10.1016/j.addbeh.2013.09.020

Linhares, M. B. M, & Martins, C. B. S. (2015). O processo da autorregulação no desenvolvimento de crianças. Estudos de Psicologia (Campinas), 32(2), 281-293. http://dx.doi.org/10.1590/0103-166X2015000200012

Lorenzo-Seva, U. & Ferrando, P. J. (2006). FACTOR: A computer program to fit the exploratory factor analysis model.

Behavior Research Methods, 38(1), 88-91. http://dx.doi.org/10.3758/BF03192753

Lorenzo-Seva, U., Timmerman, M. E., & Kiers, H. A. (2011). The hull method for selecting the number of common factors. Multivariate Behavioral Research, 46(2), 340-364. http://dx.doi.org/10.1080/00273171.2011.564527

McKnown, C., Gumbiner, L. M., Russo, N. M., & Lipton, M. (2009). Social-emotional learning skill, self-regulation, and social competence in typically developing and clinic-referred children. Journal of Clinical Child & Adolescence Psychology, 38(6), 858-871. http://dx.doi.org/10.1080/15374410903258934

Nelis, D., Quoidbach, J., Hansenne, M., & Mikolajczak, M. (2011). Measuring individual differences in emotion regulation: The Emotion Regulation Profile-Revised (ERP-R). Psychologica Belgica, 51(1), 49-91. http://dx.doi.org/10.5334/pb-51-1-49

O’Connor, R. M., & Colder, C. R. (2015). The Prospective Joint Effects of Self-Regulation and Impulsive Processes on Early Adolescence Alcohol Use. Journal of Studies on Alcohol and Drugs, 76(6), 884-894. http://dx.doi.org/10.15288/jsad.2015.76.884

Salovey, P., Mayer, J. D., Goldman, S. L., Turvey, C., & Palfai, T. P. (1995). Emotional attention, clarity and repair: Exploring emotional intelligence using the Trait Meta-mood Scale. In J. W. Pennebaker (Ed.), Emotion disclosure and health (pp. 125-154). Washington: APA Books.

Santana, V. S., & Gondim, S. M. G. (2016). Regulação emocional, bem-estar psicológico e bem-estar subjetivo. Estudos de Psicologia (Natal), 21(1), 58-68. http://dx.doi.org/10.5935/1678-4669.20160007

Sheppes, G., Scheibe, S., Suri, G., & Gross, J. J. (2011). Emotion-regulation choice. Psychological Science, 22(11), 1391-1396. http://dx.doi.org/10.1177/0956797611418350

Simon, C.R., & Durand-Bush, N. (2015). Does self-regulation capacity predict psychological well-being in physicians? Psychology, Health and Medicine, 20(3), 311-321. http://dx.doi.org/10.1080/13548506.2014.936887

Thompson, R. A. (1994). Emotion regulation: A theme in search of definition. Monographs of the Society for Research in Child Development, 59(2-3), 25-52. http://dx.doi.org/10.1111/j.1540-5834.1994.tb01276.x

Timmerman, M. E., & Lorenzo-Seva, U. (2011). Dimensionality assessment of ordered polytomous items with parallel analysis. Psychological Methods, 16(2), 209-220. http://dx.doi.org/10.1037/a0023353

Tomlinson, E. R., Yousaf, O., Vittersø, A. D., & Jones, L. (2018). Dispositional mindfulness and psychological health: A systematic review. Mindfulness, 9(2), 23-43. http://dx.doi.org/10.1007/s12671-017-0762-6

Trentacosta, C. J., & Shaw, D. S. (2009). Emotional self-regulation, peer rejection, and antisocial behavior: Developmental associations from early childhood to early adolescence. Journal of Applied Developmental Psychology, 30(3), 356-365. http://dx.doi.org/ 10.1016/j.appdev.2008.12.016

Tull, M. T., Bardeen, J. R., DiLillo, D., Messman-Moore, T., & Gratz, K. L. (2015). A prospective investigation of emotion dysregulation as a moderator of the relation between posttraumatic stress symptoms and substance use severity. Journal of Anxiety Disorders, 29, 52-60. http://dx.doi.org/10.1016/j.janxdis.2014.11.003

Tull, M. T., Weiss, N. H., Adams, C. E., & Gratz, K. L. (2012). The contribution of emotion regulation difficulties to risky sexual behavior within a sample patients in residential substance abuse treatment. Addictive Behaviors, 37(10), 1084-1092. http://dx.doi.org/ 10.1016/j.addbeh.2012.05.001

Velicer, W. F. (1976). Determining the number of components from the matrix of partial correlations. Psychometrika, 41(3), 321-327. http://dx.doi.org/10.1007/BF02293557

Wang, X. V., & Parmigiani, G. (2017). Integrative factor analysis: An unsupervised method for quantifying cross-study consistency of gene expression data. Geromics, 110(2), 80-88. http://dx.doi.org/10.1016/j.ygeno.2017.08.009

Weiss, N. H., Gratz, K. L., & Lavender, J. M. (2015). Factor structure and initial validation of a multidimensional measure of difficulties in the regulation of positive emotions: The DERS-Positive. Behavior Modification, 39(3), 431-453. http://dx.doi.org/10.1177/0145445514566504

Zhou, Y, Bullock, A., Liu, J., Fu, R., Coplan, R. J., & Cheah, C. S. L. (2015). Validation of the self-regulation scale in Chinese children. Journal of Psychoeducational Assessment, 34(6), 1-6. http://dx.doi.org/10.1177/0734282915622853

Zimmer-Gembeck, M. J., & Skinner, E. A. (2016). The development of coping: Implications for psychopathology and resilience. In D. Cicchetti (Ed.), Developmental psychopathology: Risk, resilience, and intervention (pp. 485-545). Hoboken: John Wiley & Sons. http://dx.doi.org/10.1002/9781119125556.devpsy410

Downloads

Publicado

2023-02-14

Como Citar

NORONHA, A. P. P., BAPTISTA, M. N., & BATISTA, H. H. V. (2023). Estudos psicométricos iniciais da Escala de Autorregulação Emocional: versões adulto e infantojuvenil. Estudos De Psicologia, 36. Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7405

Edição

Seção

AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA