Análise de testes de personalidade: qualidade do material, das instruções, da documentação e dos itens qualidade de testes de personalidade

Autores

  • Ana Paula Porto NORONHA PUC-CAMPINAS

Palavras-chave:

Testes de Personalidade, Qualidade dos Testes, Construção de Testes

Resumo

Considerando a importância da avaliação psicológica na atuação profissional do psicólogo, o objetivo do estudo foi avaliar testes de personalidade publicados no Brasil, no que se refere à qualidade do material, da documentação, das instruções e dos itens. Foram analisados vinte e dois testes. Os instrumentos foram pontuados de acordo com os critérios estabelecidos. Os resultados mostraram que dois instrumentos tiveram a maior nota (PMK e IFP) e que o melhor critério identificado nos instrumentos foi a qualidade das instruções.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Adams, K. M. (2000). Practical and Ethical Issues Pertaining to Test Revisions. Psychological Assessment, 12(3): 281-286.

Alchieri, J. C. & Scheffel, M. (2000). Indicadores da produção científica brasileira em avaliação psicológica: resultados da elaboração de uma base de dados dos artigos publicados em periódicos brasileiros de 1930 a 1999. V Encontro Mineiro de Avaliação Psicológica teorização e prática, VIII Conferência Internacional Avaliação Psicológica formas e contextos, PUC Minas, Belo Horizonte/MG, p. 99.

Almeida, L. S. (1988). O Uso dos Testes como Revelador de Modelos de Prática Psicológica: um estudo junto dos psicólogos portugueses. Psicologia: teoria e pesquisa, 4(3): 207-224.

Almeida, L. S.; Prieto, G.; Muñiz, J. & Bartram, D. (1998). O Uso dos Testes em Portugal, Espanha e Países Iberoameri-canos. Psychologica, 20, p. 27-40

Anastasi, A. & Urbina, S. (2000). Testagem Psicológica Porto Alegre: Artes Médicas

Ancona-Lopez, M. org. (1987). Testes de Inteligência I São Paulo: E.P.U.

Andriola, W. B. (1995). Os Testes Psicológicos no Brasil: problemas, pesquisas e perspectivas para o futuro. Em L. S. Almeida & I. S. Ribeiro (org) Avaliação Psicológica: formas e contextos, vol. 3, Apport, Braga, p. 77-82.

Azevedo, M. M.; Almeida, L. S.; Pasquali, L. & Veiga, H. M. S. (1996). Utilização dos Testes Psicológicos no Brasil: dados de estudo preliminar em Brasília. Em L. S. Almeida e cols. Avaliação Psicológica: formas e contextos, v. IV, Braga, Portugal, p. 213-219.

Carelli, A. (1989). Inventário Multi-traço de Interação Social: resultados preliminares sobre a construção e validação. Anais do 2ş Simpósio Brasileiro de Pesquisa e Intercâmbio Científico ANPEPP, Gramado/RS, p. 252-253.

Custódio, E. M. (1996). Avaliação das Dificuldades de Aprendizagem: novas pers-pectivas para a avaliação psicoeducacional. Em S. M. Wechsler (org.) Psicologia Escolar: pesquisa, formação e prática Campinas: Ed. Alínea.

Depresbiteris, L. (1991). Instrumentos de Avaliação as questões constantes da prática docente. Estudos em Avaliação Educacional, n. 4, p. 35-39.

Erthal, T. C. (1987). Manual de Psicometria Porto Alegre: Artes Médicas.

Florez-Mendonza, C. E. (1992). O Diagnóstico da Inteligência: avaliação informal das estratégias cognitivas. Dissertação de Mestrado: IP/PUCCAMP, Campinas.

Forbey, J. D.; Handel, R. W.; Ben-Porath, Y. S. (2000). A real-data simulation of computerized adaptive administration of the MMPI-A. Computers in Human Behavior, 16(1): 83-96.

Geisinger, K. F. (2000). Psychological Testing at the End of the Millenium: a brief historical review. Professional Psychology: research and practice, 31(2): 117-118.

Hutz, C. S. & Bandeira, D. R. (1993). Tendências Contemporâneas no Uso dos Testes: uma análise da literatura brasileira e internacional. Psicologia: reflexão e crítica, 6(1/2): 85-101.

Noronha, A. P. P. (1999). Avaliação Psicológica Segundo Psicólogos: usos e problemas com ênfase nos testes Tese de Doutorado, IP/PUCCAMP, Campinas.

Noronha, A. P. P. (2001). Análise dos Coefi-cientes de Testes de Inteligência. Psico, 32(2): 73-86.

Noronha, A. P. P.; Sbardelini, E. T. B. & Sartori, F. A. (2001). Análise da Qualidade de Testes de Inteligência Publicados no Brasil. Psico-USF, 6(2): 95-104.

Noronha, A. P. P.; Sartori, F. A.; Freitas, F. A. & Ottati, F. (2001). Informações contidas nos manuais de testes de inteligência publicados no Brasil. Psicologia em Estudo, 6(2): 101-106.

Okazaki, S. & Sue, S. (2000). Implications of Test Revisions for Assessment with Asian Americans. Psychological Assessment, 12(3): 272-280.

Pasquali, L. editor (1999). Instrumentos Psicológicos: manual prático de elaboração Brasília: LabPAM/IBAPP.

Prieto, G. & Muñiz, J. (2000). Um modelo para evaluar la calidad de los tests utilizados em España. http://www.cop.es/tests/modelo.htm, 04/12.

Salvia, J. & Ysseldyke, J. (1991). Avaliação em Educação Especial e Corretiva São Paulo: Ed. Manole.

Silverstein, M. L.; Marshall, L. & Nelson, L. D. (2000). Clinical and Research Implications of Revising Psychological Tests. Psychological Assessment, 12(3): 298-303.

Sisto, F. F. (2001). Rendimento Acadêmico e Processos Cognitivos: algumas mudanças no paradigma da avaliação. In F. F. Sisto, E. T. B. Sbardelini & R. Primi (orgs.) Con-textos e Questões da Avaliação Psicológica São Paulo: Casa do Psicólogo, p. 117-134.

Shaffer, T. W.; Erdberg, P.; Haroian, J. (1999). Current nonpatient data for the Rorschach, WAIS-R, and MMPI-2. Journal of Personality Assessment, 73(2): 305-316.

Wechsler, S. M.; Siqueira, L. G. G.; Reis, C. L.; Barbosa, N. C.; Schelini, P. W.; Nakano, T. C.; Kodama, M. C.; Merlin, M. S.; Costa, A. C. G.; Leal, M. G.; Nogueira, C. M.; Zia, K. P.; Rodrigues, R. R.; Reani, P. R. T. (2000). Percepção das Necessidades de Pesquisas em Avaliação Psicológica. V Encontro Mineiro de Avaliação Psicológica teorização e prática, VIII Conferência Internacional Avaliação Psicológica formas e contextos, PUC Minas, Belo Horizonte/MG, p. 53.

Wood, J. M.; Lilienfeld, S. O. (1999). The Rorschach Inkblot Test: a case of overstatement? Assessment, 6(4): 341-351.

Downloads

Publicado

2002-12-31

Como Citar

NORONHA, A. P. P. . (2002). Análise de testes de personalidade: qualidade do material, das instruções, da documentação e dos itens qualidade de testes de personalidade. Estudos De Psicologia, 19(3). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/6659