Gênero e ciência: uma análise na pós-graduação brasileira

Autores

Palavras-chave:

Mobilidade ocupacional, Conflito (Psicologia, Docentes, Identidade de gênero

Resumo

Questões de gênero estão presentes em diferentes ambientes de trabalho, inclusive no mundo acadêmico. Esta pesquisa de dados secundários objetivou comparar, por gênero, a distribuição e a produção científi ca de docentes brasileiros que atuam na pós-graduação stricto sensu. Construímos um protocolo de coleta para extrair dados disponibilizados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, no quadriênio 2013-2016(n = 50.533, 57,5% homens). Os resultados apontam ausência de diferença de produção por gênero, mas são identifi cadas as seguintes disparidades de gênero na carreira de pesquisador: (i) prevalência feminina nas áreas da Saúde, Ciências Humanas e Linguística,Letras e Artes e prevalência masculina nas Ciências Exatas e da Terra, Engenharias e Agrárias; e (ii) diferenças de gênero a favor dos homens no recebimento de bolsas produtividade. Concluímos por uma redução das disparidades de gênero na ciência ao longo do tempo, embora ainda exista um predomínio masculino no campo científico.

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Publicado

2023-02-07

Como Citar

BARROS, S. C. da V., & MOURÃO, L. (2023). Gênero e ciência: uma análise na pós-graduação brasileira. Estudos De Psicologia, 37. Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7375

Edição

Seção

PSICOLOGIA SOCIAL E ORGANIZACIONAL