Utilização da discriminação condicional no ensino da literatura e escrita a crianças com paralisia cerebral

Autores

  • Valíria Rodrigues Fundação Catarinense de Educação Especial
  • José Gonçalves Medeiros UFSC

Palavras-chave:

discriminação condicional, paralisia cerebral, fracasso escolar

Resumo

O presente estudo está voltado para a área da aprendizagem que lida com o comportamento textual-, o comportamento de leitura e escrita, - ensinada através de um procedimento de escolha de acordo com o modelo (matching to sample) e foi desenvolvido com cinco crianças com paralisia cerebral, vinculadas a um serviço de reabilitação e ao ensino regular, sendo quatro com história de repetência, participaram deste trabalho. Os dados demonstram que os procedimentos de escolha de acordo com o modelo, desenvolvidos para ensinar leitura e escrita, conduziram os sujeitos com paralisia cerebral a ler com compreensão, ainda que limitadamente, os textos fornecidos pela professora. Através da observação direta em sala de aula e depoimentos de pais e professores, observou-se, também, algumas mudanças no comportamento acadêmico dos sujeitos em sala de aula, facilitando sua relação neste contexto e no ambiente familiar.

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Publicado

2001-12-31

Como Citar

Rodrigues, V. ., & Medeiros, J. G. . (2001). Utilização da discriminação condicional no ensino da literatura e escrita a crianças com paralisia cerebral. Estudos De Psicologia, 18(3). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/6625