Representações sociais de crianças acerca da sua realidade escolar

Autores

  • Antonio Marcos Chaves UFBA
  • Márcio Ferreira Barbosa UFBA

Palavras-chave:

Representação social, fracasso escolar, crianças, escola

Resumo

Com o objetivo de identificar e descrever como alunos de escolas públicas do ensino de primeiro grau representam o ambiente escolar e qual o significado social que a escola adquire no contexto de vida dessas crianças, foram realizadas dezenove entrevistas com crianças, de oito a quatorze anos de idade, que freqüentam escolas públicas do ensino de primeiro grau de Salvador, Bahia. A hipótese diretriz baseou-se no pressuposto de que os padrões de avaliação de um indivíduo sobre o ambiente participam na determinação das formas de interação com o mesmo. Os depoimentos obtidos foram submetidos a uma análise temática de conteúdo, a partir da qual foram construídas 7 categorias de análise. Os resultados indicaram que estas crianças, oriundas de camadas populares, valorizam a escola, pois se apresentam perfeitamente integradas ao espaço escolar e à realidade de escolarização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Arruda, A. (1983). O Estudo das representações sociais: uma contribuição à psicologia social no Nordeste. Revista de Psicologia, /(1 ):5-14, jan./dez.

Augoustinos, M. & lnnes, 1. M. (1990). Towards an integration of social representations and social schema theory. British Journal of Social Psychology, (29):213-23 I.

Ávila,J. L. P. d' (1985). A Crítica da escola capitalista em debate. Petrópolis, Vozes.

Banchs, M. A. (1991). Representaciones sociales: pertinencia de su estudio y posibilidades de aplicación. Boletin de Ia A VEPSO, /4(3):3-26, dic.

Bardin, L. (1988). Análise de conteúdo. Lisboa, Edições 70.

Bonin, L. F. R. (1987). Representações sociais das mães em respeito à criança. Psicologia Argumento, 6(7):79-96, jun.

Bourdieu, P. & Passeron, J. C. (1975). A Reprodução. Elementos para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro, Francisco Alves.

Brandão, Z. et al.( 1983). O Estado da arte da pesquisa sobre evasão e repetência no ensino de 1º grau no Brasil (1971-1981). Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, 64(147):38-69,

maio/ago.

Campos, R. H. de F. (1992). Helena Antipoffda orientação sócio-cultura lista em Psicologia a uma concepção democrática de educação. Psicologia: Ciência e Profissão, (1):4-13.

Chaves, A. M. (1988). Fracasso escolar uma contradição da escola. Cadernos do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (UFPa) , (16): 23-51.

Herzlich, C. (1984). La problématique de Ia représentation sociale et son utilisé dans le de Ia maladie. Sciences Sociales et Santé, 2(2):72-84, juin.

Lovisolo, H. & Wrobel, V. (1984). Etnografia do 1º grau: análise da interação social. Relatório de pesquisa, Centro de Ciências Sociais da PUC-Rio, Programa de Políticas Públicas, Rio de Janeiro.

Malu, M. R. & Bardelli, C. (1991). As Causas do fracasso escolar na perspectiva de professores e alunos de uma escola de 1º grau. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 7(3):263-271.

Martins, 1. & Bicudo, M. A. V. (1989). A Pesquisa qualitativa em psicologia. São Paulo, Moraes/EDUC.

MeIo, R. G. C. de (1991). Psicologia ambiental: uma nova abordagem em psicologia. Psicologia - USP, 2(1-2):85-103.

Minayo, M. C. de S. (1992). O Desafio do conhecimento-pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo, HUCITEC; Rio de Janeiro, ABRASCO.

Monteiro, C. M. G. & Roazzi, A. (1987). Representações sociais e o processo de classificações múltiplas. Algumas implicações metodológicas no estudo da estruturação sócio-espacial da cidade. Psicologia Argumento, 6(7):55-78, jun.

Moscovici, S. (1978). A Representação social da psicanálise. Rio de Janeiro, Zahar.

Moscovici, S. (1988). Notes toward a description of social representations. European Journal of Social Psychology, /8(3):211-250, lul.

Moscovici, S. (1989). Des Représentations collectives aux représetations sociales. In: Jodelet, D. (Ed.). Les Représentations sociales. Paris, P.U.F., p.62-86.

Patto, M. H. S. (1991). A Produção do fracasso escolar. São Paulo, T. A. Queiroz.

Sanchez, E & Wiesenfeld, E. (1987). La Psicología ambiental: un nuevo campo de aplicación Ia psicología e y un nuevo rol profesional para el psicólogo. Boletin de A VEPSO, 2/(1-2):90-100.

Saviani, D. (1987). Escola pública e algumas falas sobre a universidade. São Paulo, Brasiliense.

Snyders, G. (1981). Escola, classes e luta de classes. Lisboa, Moraes.

Downloads

Publicado

1998-12-31

Como Citar

Chaves, A. M. ., & Barbosa, M. F. . (1998). Representações sociais de crianças acerca da sua realidade escolar. Estudos De Psicologia, 15(3). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/5893