Vídeo em contexto educacional: representação de alunos de mestrado em psicologia escolar

Autores

  • Eliana M. S. Rosado PUC-CAMPINAS
  • Neila P. Benzi CNPq/PUC-Campinas
  • Regina Maria P.L. Erbolato CAPES/PUC-Campinas

Palavras-chave:

análise de conteúdo, situação educacional, linguagem audiovisual, pós-graduandos, questionário, representação social

Resumo

Os objetivos foram explorar o conteúdo de representações de pós-graduandos em psicologia escolar sobre o uso do vídeo no ensino-aprendizagem e a complexidade da argumentação apresentada pelos sujeitos, utilizando-se o referencial teórico de Moscovici. 29 sujeitos preencheram um questionário, sendo feitas análises estatística e de conteúdo dos dados. Os principais resultados revelaram que as concepções dos sujeitos basearam-se mais em aspectos ligados à dimensão prática do uso do vídeo (vivência de docência) do que resultantes de uma reflexão teórica sobre o assunto. As vantagens da linguagem audiovisual foram atribuidas ao aumento de motivação e melhoria do clima de aprendizagem; as desvantagens, à falta de capacitação do professor e mau uso do vídeo. Conforme sugerido pela teoria, concluiu-se que a evolução das representações sobre um dado objeto social acontece lentamente; também mostrou-se pertinente o uso do conceito de representação social na exploração desse tema.

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Publicado

1998-12-31

Como Citar

Rosado, E. M. S. ., Benzi, N. P. ., & Erbolato, R. M. P. . (1998). Vídeo em contexto educacional: representação de alunos de mestrado em psicologia escolar. Estudos De Psicologia, 15(2). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/5824