A Identidade do Psicólogo Escolar/Educacional: As Diferentes Faces da (re)construção

Autores

Palavras-chave:

Psicologia Educacíorial, Psicologia Escolar, identidade do psicólo­go, funções do psicólogo escolar

Resumo

O artigo aborda a questão da construção e reconstrução da identidade do psicólogo no contexto educacional brasileiro, a partir da análise da relação entre algumas categorias pertinentes como: a contribuição da Psicologia à Educação, as demandas reais e aparentes dessa área, a definição de funções para o psicólogo escolar/educacional, a sua formação e auto-imagem e a representação social sobre essa "especialização". Discute-se questões inerentes à produção de conhecimento e à necessidade de sistematizar os já disponíveis bem como a necessidade de promo­ver o compromisso do psicólogo, enquanto cidadão, intelectual e profissional, com os problemas educacionais.

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Publicado

1993-08-30

Como Citar

Del Prette, Z. A. (1993). A Identidade do Psicólogo Escolar/Educacional: As Diferentes Faces da (re)construção. Estudos De Psicologia, 10(2). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/12417

Edição

Seção

COMUNICAÇÃO