O ingresso da criança surda na escola de primeiro grau - concepções e expectativas de pais e profissionais
Palavras-chave:
Criança surda, expectativas, pais, professores, escolarizaçãoResumo
Relata uma investigação acerca das concepções e expectativas de pais e de profissionais em relação à opção por escola regular ou escola especial para a criança surda no primeiro grau. Analisa os enunciados verbais dos entrevistados e apresenta os seguintes resultados: pais valorizam o ingresso na escola regular, condi cionando-o a condições para acompanhá-la; pais salientam que na escola especial há maior facilidade de comunicação com professores e colegas; profissionais relatam mais dificuldades na adaptação à escola regular do que os pais; pais têm preocupações com aspectos sociais (especialmente rejeição) e cognitivos (dificuldades de aprendizagem); profissionais destacam a questão da comunicação e a questão educacional mais ampla no planejamento da escolarização do surdo. Discute-se a relação entre essas preocupações e as principais abordagens teóricas na educação do surdo.
Downloads
Referências
BALIERO, C.R. (1989). O deficiente auditivo e a escola.· relatos de algumas experiências. Dissertação de mes trado apresentada à Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
FERNANDES, E. (1990). Problemas lingiiísticos e cogni tivos do surdo. São Paulo: Agir.
MOURA, M.C., LODI, A. C. G. E PEREIRA, M.C.C. (Orgs.) (1993).Língua de sinais e educação do surdo. São Paulo: Tec Art (Série de Neuropsicologia).
SACKS, O. (1989). Vendo vozes - uma jornada pelo mundo dos surdos. Rio de Janeiro: Imago.
SILVA, I.R. e BATISTA, C.G. (1994). Linguagem e pensamento em adolescentes surdos escolarizados - algumas observações. Anais (Comunicações) da 46º Reunião Anual da SBPC, 853.
SILVA -MENDES, I.R. (1993). Análise da produção escrita de surdos. Relatório final-FAEP (proc. 533/91).
SOUZA, R.M.(1995).Ensino especial ouensino bilíngüe: reflexões epistemológicas. ln: GUZZO, R.S.L., WITIER, G.P., PFROMM NETTO, S., ROSADO, E. e WECHSLER, S. (Orgs.) O desafio da Psicologia Escolar: o faturo da criança na escola, família e sociedade. Anais do XVII lnternational School Psy chology Colloquium e li Congresso Nacional de Psi cologia Escolar. Tomo 11. Campinas: Átomo, 56-57.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1996 Cecilia Guarnieri Batista , Angélica Bronzatto de Paiva e Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.