Práticas educativas parentais, saúde emocional e variáveis sociodemográficas maternas

famílias nucleares e não nucleares

Autores

  • Sária Cristina NOGUEIRA Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências, Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem. https://orcid.org/0000-0002-7633-2605
  • Olga Maria Piazentin Rolim RODRIGUES Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências, Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem. https://orcid.org/0000-0002-5332-256X
  • Veronica Aparecida PEREIRA Universidade Federal da Grande Dourados, Faculdade de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia. https://orcid.org/0000-0002-9051-7550

Palavras-chave:

Famílias, Comportamento materno, Saúde mental

Resumo

Objetivo
Comparar e relacionar práticas educativas parentais e saúde emocional de 62 mães de escolares de famílias nucleares (G1) e não nucleares (G2).
Método
Utilizou-se um inventário de práticas parentais e escalas para avaliação da ansiedade, estresse e depressão.
Resultados
O G1 apresentou significativamente médias superiores para Comportamento Moral. Correlações positivas entre as práticas educativas parentais negativas e indicadores clínicos para saúde emocional materna foram percebidos em ambos os grupos e de forma mais expressiva para G2. Mães mais jovens em G1 indicaram mais sinais de ansiedade-estado. Já para G2, o nível socioeconômico inferior indicou mais sinais de estresse e ansiedade-traço e menos depressão.
Conclusão
Os dados podem contribuir para o planejamento de intervenções.

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Publicado

2023-10-23

Como Citar

NOGUEIRA, S. C., RODRIGUES, O. M. P. R., & PEREIRA, V. A. (2023). Práticas educativas parentais, saúde emocional e variáveis sociodemográficas maternas: famílias nucleares e não nucleares. Estudos De Psicologia, 40. Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/10074

Edição

Seção

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO