Críticas do direito e dos direitos de liberdade nos filmes de Quentin Tarantino

Autores

  • Dimitri Dimoulis Fundação Getúlio Vargas,
  • Soraya Gasparetto Lunardi UNESP

DOI:

https://doi.org/10.24220/2675-9160v1e2020a5213

Palavras-chave:

Direito e cinema. Estado de direito. Funções do direito. Liberdade. Violência.

Resumo

O presente artigo analisa as críticas do direito e dos direitos de liberdade que podem ser encontradas nos filmes de Quentin Tarantino, em particular no filme Hateful Eight. Nas narrativas de Tarantino reflete-se constantemente sobre o direito de portar armas, previsto na 2ª. Emenda da Constituição dos Estados Unidos, e o significado dos direitos de liberdade, incluindo o “direito” de vingança. O texto questiona as funções do direito e do Estado, mostrando suas contradições, especialmente a (impossível) delimitação entre violência legítima e ilegítima. Reflete-se também sobre o papel do direito e do Estado na busca de estabelecer a unidade nacional sem abolir as desigualdades sociais e a opressão de minorias. O Estado de Direito e de direitos parece ser, para Tarantino, uma ordem imposta com armas e sangue.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dimitri Dimoulis, Fundação Getúlio Vargas,

Fundação Getúlio Vargas, Escola de Direito de São Paulo, Programa de Pós-Graduação em Direito

Soraya Gasparetto Lunardi, UNESP

Professora de Direito Constitucional, Direitos Fundamentais e Direito Constitucional Econômico. Pesquisadora da UNESP

Referências

AGAMBEN, G. Homo Sacer: Il potere sovrano e la nuda vita. Torino: Einaudi, 1995.

ALTHUSSER, L. Politique et histoire de Machiavel à Marx. Paris: Seuil, 2006.

AMARAL, A. J. (org.). Violência e cinema: diálogos entre ficção e realidade. Florianópolis: Tirant lo Blanch, 2018. p. 269-280.

ANGELUCCI, D. Filosofia del cinema. Roma: Carocci, 2013.

BALIBAR, É. Homo nationalis: Esquisse anthropologique de la forme nation. In: BALIBAR, É. (org.). Nous citoyens de l’Europe: Les frontières, l’État, le peuple. Paris: La Découverte, 2001. p. 31-56.

BALIBAR, É. La forme nation: histoire et idéologie. In: BALIBAR, É.; WALLERSTEIN, I. Race, nation, classe: Les identités ambiguës. Paris: La Découverte, 1988. p. 117-143.

BARATTA, A. Das theater des rechts und die dramaturgie des lebens: zur zurechnung von verantwortlichkeit im strafprozess. In: JUNG, H. (org.). Das Recht und die schönen Künste: Heinz Müller-Dietz zum 65. Baden-Baden: Nomos, 1998. p. 133-159.

BARBOSA, R. M. A narração e a descrição: uma análise do positivismo e do pós-positivismo a partir da literatura. Publica Direito, 2013. Disponível em: http://www.publicadireito.com.br/conpedi/manaus/arquivos/anais/bh/rogerio_monteiro_barbosa.pdf. Acesso em: 15 set. 2020.

BLACK, D. Law in film: resonance and representation. Urbana: University of Illinois Press, 1999.

BROWN, K. Reflexões sobre o ensino do direito e cinema. Cadernos FGV Direito-Rio, v. 11, p. 29-39, 2015.

CABELA’S. Order online, anytime: shop from thousands of firearms. Nebraska: Cabela’s, c2020. Available from: https://www.cabelas.com/shop/en/buy-online-guns. Cited: Sept. 15, 2020.

DAWSON, L. Revenge and the family romance in Tarantino’s Kill Bill. Mosaic: an Interdisciplinary Critical Journal, v. 47, n. 2, p. 121-134, 2014.

DWORKIN, R. O império do direito. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

FORTES, P. Ensino jurídico, imaginação e reflexão: o cinema como ferramenta pedagógica para o ensino reflexivo e criativo da ‘tutela coletiva de direitos’. Cadernos FGV Direito-Rio, v. 11. p. 41-52, 2015.

GHIRARDI, J. G. Se em uma noite de inverno: ensinando Artes e Direito. Cadernos FGV Direito-Rio, v. 11, p. 118-129, 2015.

GELLNER, E. Nations and Nationalism. Oxford: Blackwell, 1983.

GIL, M.; MANIGLIER, P. L’Image-vengeance : Tarantino face à l’histoire. In: BURDEAU, E.; VIEILLESCAZES, N. (org.). Quentin Tarantino: un cinéma déchaîné. Paris: Les Prairies Ordinaires, 2013.

GODOY, A. S. M. Direito, literatura e cinema. São Paulo: Quartier Latin, 2011.

GOOCH, J. Violent Feelings: Quentin Tarantino’s Cruel Optimisms. Literature Interpretation Theory, v. 30, n. 1, p. 5-24, 2019.

GIFFORDS LAW CENTER. Statistics. Washington: Giffords Law Center, c2020. Available from: https://giffords.org/gun-violence-statistics/. Cited: Sept. 15, 2020.

GREENFIELD, S. et al. Film and the Law. London: Hart, 2010.

IMDB. Ving, Rhames.: Marsellus Wallace. IMDb. [S.l.], c2020.

Available from: https://www.imdb.com/title/tt0110912/characters/nm0000609. Cited: Sept. 15, 2020.

JACOBSON, L. More Americans killed by guns since 1968 than in all U.S. wars, columnist Nicholas Kristof writes. Politifact, New York, Aug. 27, 2015. Available from: politifact.com/punditfact/statements/2015/aug/27/nicholas-kristof/more-americans-killed-guns-1968-all-wars-says-colu. Cited: Sept. 15, 2020.

JENKINS, G. Whose revenge is it anyway? Quentin Tarantino's Inglourious Basterds, intertextuality, and America's war on terror. Holocaust Studies, v. 21, p. 236-249, 2015.

JOHNSON, D. K. Revenge and mercy in Tarantino: The Lessons of Ezekiel 25:17. In: GREENE, R.; MOHAMMAD, S. (org.). Tarantino and Philosophy: how to Philosophize with a Pair of Pliers and a Blowtorch. Chicago: Open Court, 2007.

LACERDA, G. O direito no cinema: relato de uma experiência didática no campo do direito. Rio de Janeiro: FGV, 2007.

LEE, H. Racism and revenge: Quentin Tarantino’s The Hateful Eight. World Socialist Web Site, Paris, Jan. 7, 2016. Available from: http://www.wsws.org/en/articles/2016/01/07/hate-j07.html. Cited: Sept. 15, 2020.

LEVINSON, S. The embarrassing second amendment. Yale Law Journal. v. 99, p. 637-659, 1990.

LUNARDI, S.; DIMOULIS, D. Krátos ke díkeo sto The Hateful Eight tu Tarantino. Theseis, v. 137, p. 105-128, 2016.

MATOS, A. S. M. C. Do cinema à realidade: direito e distopia no mundo contemporâneo. In: MAGALHÃES, J. L. Q.; BARROS, J. N. (org.). Direito e cinema. Belo Horizonte: Arraes, 2013. p. 63-78.

MIÉVILLE, C. A Marxist Theory of International Law. Leiden: Brill, 2005. p. 319.

NASS, D. Gun deaths inched up in 2019. The Trace, S.l., Jan. 15, 2019. Available from: thetrace.org/2020/01/gun-deaths-2019-increase. Cited: Sept. 15, 2020.

OZKIRIMLI, O. Theories of nationalism: a critical introduction. London: Palgrave, 2000.

PULP FICTION. In: WIKIQUOTE: the free quote compendium.San Francisco: Wikimedia Foundation, 2020. Available from: en.wikiquote.org/wiki/Pulp_Fiction. Cited: Sept. 15. 2020

QUOTES. Kill Bill: Volume 1 Quotes. Quotes.net. [S.l.], Dec. 22, 2020. Available from: https://www.quotes.net/mquote/118190. Cited: Sept. 15, 2020.

REYNOLDS, G. H. A critical guide to the second amendment. Tennessee Law Review, v. 62, p. 461-511, 1995.

RODRIGUEZ, J. R. Direito, figura do ódio. Revista Brasileira de Estudos Políticos, n. 105. p. 437-451, 2012.

SCHMITT, C. Verfassungslehre. Berlin: Duncker & Humblot, 1993.

SHEPPARD, C. The Hateful Eight. Film. Directed by Quentin Tarantino. The Weinstein Company, 2015. Religious Studies Review, v. 42, n. 2. p. 100, 2016.

SHERWIN, R. K. Nomos and cinema. UCLA Law Review, v. 48, n. 6. p. 1519-1543, 2001.

SHIELDS, M. On Tarantino and Justice: Inglourious Basterds' bloody revenge challenges our complacent morality. Jewish Quarterly, v. 60, p. 40-44, 2014.

SILVA, N. T. P. A produção do direito no cinema: um estudo sociológico. 2011. Tese (Pós-Graduação em Direito) – Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.

TARANTINO, Q. The Hateful Eight: best original screenplay. New York: The Weinstein Company, 2015. Available from: http://www.dailyscript.com/scripts/H8_SCRIPT_ CleanedUp_Final1.pdf. Cited: Sept. 15, 2020.

TARANTINO, Q. The Hateful Eight: screenplay. New York: Grand Central Publishing, 2015.

THE LATIN LIBRARY. Domini nostri sacratissimi principis iustiniani iuris enucleati ex omni vetere iure collecti digestorum seu pandectarum. [S.l.]: The Latin Library. Available from: thelatinlibrary.com/justinian/digest1.shtml. Cited: Sept. 15, 2020.

TRUMP, D. J. So interesting to see “Progressive” Democrat Congresswomen, who originally came from countries whose governments are [...]. [Whashington], July 14, 2019. Twitter: @realDonaldTrump. Available from: https://twitter.com/realDonaldTrump/status/1150381394234941448. Cited: Sept. 15, 2020.

TRINDADE, A. K.; KARAM, H. (org.). Por dentro da lei: direito, narrativa e ficção. Florianópolis: Tirant lo Blanch, 2018.

UNITED STATES. Constitution of the United States, 1787. Washington: United States Senate, [2020]. Available from: https://www.senate.gov/civics/constitution_item/constitution.htm. Cited: Dec. 22, 2020.

WEBER, M. Politik als Beruf. München: Duncker & Humblot, 1919.

WINKLER, H. A. (org.). Nationalismus. Königstein: Athäneum, 1989.

Downloads

Publicado

2020-12-22

Como Citar

Dimoulis, D., & Gasparetto Lunardi, S. (2020). Críticas do direito e dos direitos de liberdade nos filmes de Quentin Tarantino. Revista De Direitos Humanos E Desenvolvimento Social, 1, 1–25. https://doi.org/10.24220/2675-9160v1e2020a5213

Edição

Seção

Artigos