O legado de Fábio Konder Comparato para os Direitos Humanos

uma leitura da afirmação histórica dos Direitos Humanos

Autores

  • Eduardo Bittar Universidade de São Paulo, Faculdade de Direito, Departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito

DOI:

https://doi.org/10.24220/2675-9160v3e2022a7117

Palavras-chave:

Fabio K. Comparato, Afirmação histórica dos direitos humanos, Legado histórico

Resumo

O artigo é escrito em homenagem ao Professor Emérito Fábio Konder Comparato, a quem atribui a promoção de giro transformador da visão legalista à visão histórica e ética no campo dos direitos humanos. Analisa a obra A afirmação histórica dos direitos humanos, tomada como marco para as pesquisas na área do direito, divisor de águas na produção intelectual do homenageado, e para a cultura brasileira. À análise histórica e filosófica, apoiada em referências bibliográficos, soma relato pessoal, com memórias do autor. O artigo inicia trazendo o legado do homenageado e da obra no campo dos direitos humanos, refletindo, na sequência, sobre o surgimento da obra, seu ponto de partida e visão da História nela contida. Dedica-se, então, à concepção do homenageado de Utopia à frente da história, identificando, na obra, além da avaliação da história passada dos direitos humanos, a projeção dos direitos humanos como alavanca histórica do futuro. Apresenta, também, a concepção de pessoa humana à frente e acima do Direito. Finaliza com a visão filosófica de mundo do homenageado, professor e humanista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Benevides, M. V. M. Fé na luta. São Paulo: Lettera.doc, 2009.

Bercovici, G. Saudação a Fábio Konder Comparato: discurso. Revista da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, v. 109, p. 973-976, 2009.

Comparato, F. K. A afirmação histórica dos direitos humanos. São Paulo: Saraiva, 1999.

Comparato, F. K. O direito como parte da ética. In: Alves, A. C. et al. O que é a filosofia do direito? São Paulo: Manole, 2004. p. 3-10.

Comparato, F. K. Rumo à justiça. São Paulo: Saraiva, 2010.

Comparato, F. K. Ética: direito, moral e religião no mundo moderno. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

Comparato, F. K. A civilização capitalista: para compreender o mundo em que vivemos. São Paulo: Saraiva, 2013.

Comparato, F. K. Direitos humanos: o papel do servidor público municipal. São Paulo: SMDHC/Escola de Governo, 2015a. Aula Magna realizada no curso Formação de Servidores Públicos Municipais em Direitos Humanos e Cidadania.

Comparato, F. K. A vigência dos direitos humanos: artigo em homenagem a Paulo Bonavides.[S.l.:s.n.], 2015b. Manuscrito.

Entrevista com Fábio Konder Comparato. Direção: Kiko Goifman. Coordenação: Eduardo Bittar. São Paulo: ANDHEP, 2007. Discriminação, minorias e rascismo, vídeo 2. DVD.

Habermas, J. Sobre a constituição da Europa: um ensaio. São Paulo: Unesp, 2012.

Unbehaum, S.; Leão, I. V.; Carvalho, C. M. Programas e áreas de concentração em direitos humanos no Brasil: o desenho de uma possível interdisciplinaridade. RIDH, v. 2, n. 3, p. 35-53, 2014.

Downloads

Publicado

2022-12-14

Como Citar

Bittar, E. (2022). O legado de Fábio Konder Comparato para os Direitos Humanos: uma leitura da afirmação histórica dos Direitos Humanos. Revista De Direitos Humanos E Desenvolvimento Social, 3, 1–18. https://doi.org/10.24220/2675-9160v3e2022a7117

Edição

Seção

Artigos