FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA NO CAMPO MIDIÁTICO: IDENTIDADE CULTURAL, LOCALISMO E PROXIMIDADE

Autores

  • Maria Érica de Oliveira LIMA
  • Sebastião Guilherme Albano da COSTA

Palavras-chave:

mídia, identidade cultural, localismo, proximidade

Resumo

Neste ensa10 apresentamos fundamentações teóricas aplicadas ao campo midiático sob as premissas da identidade cultural, localismo e proximidade. Uma leitura que perpassa pela cultura identificadora, produção de alteridade de grupos culturais, valores (uso, troca, signos e símbolos) a partir do estudo em Nestor García Canclini e Jean Baudrillard. O localismo como fenômeno da expansão midiática na esfera moderna e na sociedade de informação. O conceito de proximidade integrado ao território e ao processo de comunicação local em permanente troca de significantes a que vem constituir o sistema social. No campo midiático é o conceito de proximidade que permite determinar os valores-notícia e a organização de elementos como: novidades, atualidade, relevância, consonância, desvio e negatividade. Metodologia: O artigo é resultado de uma pesquisa qualitativa, cujos métodos dedutivo e dialético estão representados nas técnicas de pesquisa bibliográfica. 

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Publicado

2008-12-31

Edição

Seção

ARTIGOS