INFOGRAFIA JORNALÍSTICA Um produto criativo baseado em fatos e acontecimentos do real

Autores

  • Valdenise SCHMITT
  • Francisco Antonio Pereira FIALHO

Palavras-chave:

Jornalismo, Infografia, Criatividade, Comunicação Visual

Resumo

Neste artigo, defende-se a idéia de que a infografia resulta de um processo criativo baseado em um fato real. Inicialmente, abordam-se os aspectos conceituais e históricos da infografia; depois, procura-se definir o que é criatividade e, por fim, argumenta-se que a infografia é fruto de um processo criativo. Processo esse, relacionado à habilidade do infografista de combinar jornalismo e comunicação visual para facilitar a compreensão de informações.

Referências

ABBAGNANO, Nico la. Dicionário de filosofia. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

ANTONITES, Alexander Josef. An action learning approach to entrepreneurial creativity, innovation and opportunity finding. Tese ( Gestão de Negócios) - Departamento de Gestão de Negócios, University of Pretoria, Pretoria -África do Sul, 2003.

BAHIA, Sara; NOGUEIRA, Sara Ibérico. "Entre a Teoria e a Prática da Criatividade". Revista Crear Mundos, 2005. Disponível em: [ Acesso em: 3 maio 2008].

BARNHURST, Kevin G. Periodismo Visual. Revista Latina de Comunicación Social, La Laguna (Tenerife), n. 7, jul. 1998. Disponível em: <http://www.ull.es/publicaciones/latina/a/62kevin. vis.htm> [ Acesso em: 3 abr. 2008].

CAIRO, Alberto. Infografia 2.0: visualización interactive de información en prensa. Madrid: Alamut, 2008.

CAIRO, Alberto. "Sailing to the future: infographics in the internet era". 2005. Multimedia Bootcamp, University of Korth Carolina at Chapei Hill, 2005a. Disponível em: <http://www.albertocairo.com/index/ index_english.html> [Acesso em: 3 abr. 2008].

CAIXETA, Rodrigo. "Jornalismo na prática: a arte de informar". Associação Brasileira de Imprensa, 29 jul. 2005, Primeira Página. Disponível em: <http://www.abi.org.br/paginaindividual.asp?id=556> [Acesso em: 3 maio 2008].

CHAPPÉ, Jean-Marie. L 'infographie de presse. Paris: Editions du Centre de formation et de perfectionnement des j ournalistes, 1993.

CLAPERS, Jordi. "Los gráficos, desde fuera de la redacción". Revista Latina de Comunicación Social, La Laguna (Tenerife), n. 9, set, 1998. Disponível em: <http://www.ull.es/publicaciones/latina/a/36infojordi.htm> [Acesso em: 13 jun. 2007].

CORES FERNÁNDEZ-LABREDA, Rafael. "Shaping hypertext in news: Multimedia infographics". ln: Towards New Media Paradigms: Content, Producers, Organizations and Audiencies. Pamplona. Edit. EUNATE. 2004.

DE PABLOS, José Manuel. Infoperiodismo: el periodista como creador de infografia. Madrid: Síntesis, 1999.

ERREA, Javier. El futuro de la infografia después de la guerra: problemas, tendencias y consejos que podemos extraer de los ganadores de los últimos Premies Malofiej. 2004. Disponível em: <http://www.snd-e.org/revista/ infografia.html> [Acesso em: 16 jun. 2007].

FERRERES, Gemma. "La infografia periodística". 1995. Disponível em: <http://tintachina.com/docs/infografia _periodistica_1995.pdf> [Acesso em: 9jun.2007].

FIDLER, Roger. Mediamorfosis: comprender los nuevos medios. Buenos Aires, Argentina: Granica, 1998.

FONTES, Carlos. "A realidade em Questão". 2005. Disponível em: <http://afilosofia.no.sapo.pt/1lRealquest.htm>. Acesso em: 13 mar. 2008.

GARCÍA, Mario R. "Tendencias em comunicación periodística visual". Revista Latina de Comunicación Social, La Laguna (Tenerife), n. 3, março 1998. Disponível em: <http://www.ull.es/publicaciones/latina/ biblio/libroinfo/marz98.mario.htm> [ Acesso em: 13 jul. 2007].

GARDNER, Howard. Inteligências Múltiplas: a teoria na prática. Tradução: Maria Adriana Veríssimo Veronese. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

LAGE, Nilson. Teoria e Técnica do Texto Jornalístico. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

LALLANA, Fernando. "Disefío y color infográfico". Revista Latina de Comunicación Social, La Laguna (Tenerife), n. 13, jan. 1999. Disponível em: <http://www.ull.es/publicaciones/latina/a 1999c/150lallana.htm> [ Acesso em: 13 jul. 2007].

LESTER, Paul Martin. Visual Communication: Images with Messages. Belmont, CA: Thomson Wadsworth, 2005.

LETURIA, Elio. "l,Qué es infografia?". Revista Latina de Comunicación Social, La Laguna (Tenerife ), n. 4, abr. de 1998. Disponível em: <http://www.ull.es/publicaciones/latina/biblio/libroinfo/r4el.htm> [ Acesso em: 13 jul. 2007].

MANJARREZ DE LA VEGA, Juan José. "Infografía". Universidad de Londres. Disponível em: <http://www.astraph.com/udl/biblioteca/ antologias/infografia.pdf-> [Acesso em: 2 mar. 2008].

MATURANA, Humberto R. Biology of Language: "The Epistemology of Reality". ln: G. A. MILLER; E. LENNEBERG (Eds.) Psychology and Biology of Language and Thought: Essays in Honor of Eric Lenneberg. New York: Academic Press, 1978, p. 27-63. Disponível em: [Acesso em: 13 maio 2008].

NAVEGA, Sérgio. "De onde vem a criatividade". 2000. Disponível em: <http://www.intelliwise.com/seminars/criativi.htm>. [Acesso em: 01 maio 2008].

OSTROWER, Fayga. Criatividade e Processos de Criação. 13. ed. Petrópolis: Vozes, 1987.

OTERO, Marita; GONZÁLEZ VEIRA, Xaquín. "La ética en las reconstrucciones visuales: análisis de los gráficos impresos y multimedia del 11-M". ln: XIX Congreso Internacional de Comunicación, 11 e 12 de nov. 2004, Navarra. Disponível em: <http://www.xocas.com/ articulos_l.html> [Acesso em: 30 maio 2007].

PELTZER, Gonzalo. Periodismo Iconográfico. Madrid: Ediciones Rialp, 1991.

ROQUE, Eulalio Roque. "El proceso de construcción de contenidos periodísticos: La guerra de imágenes". Revista Mexicana de Comunicación, Mexico. Disponível em: <http://www.mexicanadecomunicacion.com.mx/Tables/RMC/rmc83/guerra.html> [Acesso em: 30 abr. 2008].

ROZAS, María Dei Carmem Rodríguez. "La infografía y su version digital: una ayuda ai lector". 2005. Disponível em: <http://fcom.altavoz.net/prontus_fcom/site/artic/20051112/pags/20051112120907.html> [Acesso em: 30 maio 2008].

SCALZO, Marília. Jornalismo de Revista. São Paulo: Contexto, 2003.

SCHLEDER, Tania Stoltz. Capacidade de Criação: introdução. Rio de Janeiro: Vozes, 1999.

SCHMITT, Valdenise. A infografia jornalística na ciência e tecnologia: um experimento com estudantes de jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina, 2006, 105 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Gestão do Conhecimento) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Ufsc, Florianópolis, 2006.

SERRA, Joseph María. "La irrupción del infografismo en Espafia". Revista Latina de Comunicación Social, La Laguna (Tenerife), n. 11, nov. 1998. Disponível em: <http://www.ull.es/publicaciones/latina/biblio/libroinfo/10ainfo9.htm> [Acesso em: 13 jul. 2007].

SOUZA, Bruno Carvalho Castro. Criatividade: uma arquitetura cognitiva, 2001, 133 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Ufsc, Florianópolis, 2001.

TEIXEIRA, Tattiana Gonçalves. "Comunicação Coordenada Infografia". In: Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, 3, 2005, Florianópolis. Anais do III Encontro. Florianópolis: s.d, 2005.

UNIVERSIDAD DE NAVARRA. Facultad de Comunicación. "Malofiej -Prêmios lntemacionales de infografia". Disponível em: <http://www.unav.es/fcom/actividades/malofiej0l.htm> [Acesso em: 28 maio 2008].

VALERO SANCHO, José Luis. La infografia: técnicas, análisis lusos periodísticos. Valencia: Universitat de Valencia; Castelló de la Plana: Publicaciones de la Universitat Jaune I; Barcelona: Universitat Pompeu Fabra; Bellaterra: Universitat Autónoma de Barcelona, Servei Publicacions, D.L. 2001.

Downloads

Publicado

2008-12-31

Edição

Seção

ARTIGOS