ECONOMIA COMO CIÊNCIA: JORNALISMO ECONÔMICO COMO JORNALISMO CIENTÍFICO

Autores

  • Maria Lucia de Paiva JACOBINI

Palavras-chave:

jornalismo econômico, mercado, linguagem, jornalismo científico

Resumo

O presente artigo discute os problemas do jornalismo econômico como jornalismo científico, com foco nas suas dificuldades de transmissão de conteúdo e formação de um público-leitor. A partir de seu histórico e caracterização da linguagem, considera-se que há certa dificuldade de apreensão do conteúdo da economia, fato que prejudica a linguagem do jornalismo econômico, simplificada e reduzida ao senso comum. Como exemplo significativo, o artigo apresenta o caso do termo mercado, generalizado constantemente no sentido de mercado financeiro.

Referências

AMARAL, Luiz. Jornalismo: matéria de primeira página. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1986.

BELTRÃO, Luiz. Iniciação à filosofia do Jornalismo. Rio de Janeiro: Agir, 1960.

BOURDIEU, Pierre. A televisão, o jornalismo e a política. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.

CORNU, Daniel. Ética da Informação. São Paulo: EDUSC, 1998.

ERBOLATO, Mário L. Jornalismo especializado: emissão de textos no jornalismo impresso. São Paulo, Atlas, 1981.

FARIA, Armando Medeiros. O Jornalismo Econômico e o Processo de Privatização. 1996. Disponível em: <http://www.eca.usp.br/associa/alaic/Congreso1999/6gt/armando.rtf> [ Acesso em: 06 jun. 2008].

FISHLOW, A. "Algumas Reflexões sobre a política econômica brasileira após 1964". ln: Estudos Cebrap 7. Janeiro-março 1971.

Folha de S. Paulo. Manual Geral de Redação. São Paulo, 1987.

KUCINSKI, Bernardo. Jornalismo Econômico. São Paulo: Edusp, 1996. MARTINS, Eduardo. Manual de Redação e Estilo -O Estado de São Paulo. São Paulo: O Estado de São Paulo, 1997.

POLANYI, Karl. Primitive, Archaic and Modern Economies: Essays of Karl Polanyi. Boston: Beacon Press, 1968.

______ . The Livelihood of Man. New York: Academic Press, 1977.

QUINTÃO, Aylê-Salassié Filgueiras. Jornalismo Econômico no Brasil depois de 1964. Rio de Janeiro: Agir, 1987.

SAFATLE, Amália; SOUSA, Paulo Henrique. "Mercado na Cabeça". ln: Carta Capital, Editora confiança, São Paulo, n. 253, p24. Agosto/2003.

SARDENBERG, Carlos A. "Quem nos trata mal?". ln: O Estado de São Paulo, 12 de julho de 2004.

VARIAN, Hal R. Microeconomia: Princípios Básicos. Rio de Janeiro: Campus, 1994.

VIEIRA FILHO, Geraldo. Complexo de Clark Kent: são os super-homens os jornalistas? São Paulo: Summus, 1991.

Downloads

Publicado

2008-12-31

Edição

Seção

ARTIGOS