Condições de trabalho, saúde e voz em professores universitários

Autores/as

  • Emilse Aparecida Merlin Servilha
  • Pamela Manchado Pereira

Palabras clave:

Condições de trabalho, Distúrbios da voz, Docentes

Resumen

Objetivo
Conhecer as condições de trabalho, saúde e voz em professores universitários e estabelecer relações entre elas.
Métodos
Participaram 21 docentes que preencheram um questionário denominado triagem vocal do professor, abordando dados pessoais, de trabalho, saúde e voz dos professores. Os dados receberam tratamento quantitativo e os achados foram descritos e confrontados com a literatura.
Resultados
Houve maior freqüência de professores do sexo feminino (76%) e faixa etária entre 24 e 60 anos, com média de 45 anos. O tempo médio de docência foi de 17 anos e a carga horária diária entre 2 e 16 horas/aula. Quanto às características do ambiente de trabalho, a boa iluminação e a limpeza foram as mais mencionadas como positivas (57,1%) e o ambiente cansativo e muito quente (47,6%) como negativos. Houve predomínio de aula expositiva com recursos audiovisuais (40,9%) e o microfone não foi usado por 52,4% dos professores, devido à indisponibilidade deste recurso ou por desconforto dos docentes. O dado de saúde mais indicado pelos professores foi o stress (47,6%). Com relação à classificação da própria voz pelos professores, a voz clara foi o fator positivo mais citado (28,6%) e a voz fraca (28,6%), o negativo.
Conclusão
As condições físicas no geral são favoráveis, porém o excesso de trabalho associado às aulas expositivas gera stress e requer cuidados para a saúde e a voz do professor, que podem ser viabilizados por meio de assessoria fonoaudiológica.

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Publicado

2008-02-28

Cómo citar

Servilha, E. A. M., & Pereira, P. M. (2008). Condições de trabalho, saúde e voz em professores universitários. Revista De Ciências Médicas, 17(1). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/cienciasmedicas/article/view/741

Número

Sección

Artigos Originais