Os desafios Educacionais e o Anseio pela Paz: a contribuição de Agostinho de Hipona para pensar a Educação

Autores

  • Caio Henrique Esponton

DOI:

https://doi.org/10.24220/2525-9180v7e2022a6959

Palavras-chave:

Educação, Esperança, Paz, Pós-modernidade, Santo Agostinho

Resumo

Pensar a educação em tempos pós-modernos constitui um desafio. Em tempos marcados pela rapidez e pela fugacidade dos momentos, pensar processos que se desenvolvem a longo prazo parece inviável. Todavia, a educação é uma condição necessária e indispensável na formação do ser humano integral e capaz de se localizar no interior de um cosmos e de uma história que ao mesmo tempo são determinantes para sua existência, mas também exigem do ser humano certa colaboração. Colaborar para redefinir os rumos da história e da sociedade torna-se pouco a pouco o horizonte maior no qual a educação encontra esperança. Neste sentido, este artigo visa abordar a questão da educação e o anseio pela paz a partir de uma análise panorâmica e sintética dos desafios educacionais presentes na pós-modernidade. Tendo em vista a situação educacional em linhas gerais, intentar-se-á desenvolver propostas que favoreçam uma educação para a paz compreendendo a educação como um processo a longo prazo que deve ser motivado pela esperança. Por fim, como base teórica para a compreensão da educação como um processo integral que leva o ser humano a se colocar sob nova perspectiva diante de sua existência, apresentar-se-ão as contribuições de Agostinho de Hipona para pensar a educação e como estas contribuições podem corroborar na construção de uma educação que anseie pela paz.

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Publicado

12/14/2022

Como Citar

Esponton, C. H. . (2022). Os desafios Educacionais e o Anseio pela Paz: a contribuição de Agostinho de Hipona para pensar a Educação. Cadernos De Fé E Cultura, 7. https://doi.org/10.24220/2525-9180v7e2022a6959

Edição

Seção

Artigos