A universidade e as questões ambientais: a formação de professores em destaque

Autores

  • Simone Sendin Moreira Guimarães
  • Edson do Carmo Inforsato

Palavras-chave:

Formação de professores, Licenciaturas, Meio ambiente, Universidade

Resumo

No início do Século XXI, várias crises se entrelaçam e a crise ambiental é a mais planetária de todas. Para uma crise complexa e planetária, que tem implicações sociais, econômicas, tecnológicas, etc., as soluções não virão de uma única fonte, e sim de um somatório de esforços de toda a sociedade (incluindo todas as suas instâncias, governo, empresários, população etc.). O objetivo dessa revisão foi discutir a necessidade de formar “ambientalmente” profissionais que, por sua atividade, interfiram de alguma maneira na qualidade do meio ambiente. Entendemos que em última instância, é a qualidade do meio ambiente que vai garantir a qualidade de vida em uma sociedade mais justa. Pensar a formação de professores, como educadores ambientais, nos cursos de graduação (licenciaturas) das universidades, significa ter como referência a ideia de totalidade (ambiental, política, pedagógica, social, científica etc.) na diversidade que essas áreas possuem. Mesmo sendo muitas as dificuldades para inserção da temática, a partir de uma abordagem complexa, na estrutura universitária, acreditamos ser esse um dos melhores caminhos para formação ambiental.

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Publicado

2011-06-30

Como Citar

Guimarães, S. S. M., & Inforsato, E. do C. (2011). A universidade e as questões ambientais: a formação de professores em destaque. Bioikos – Título não-Corrente, 25(1). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/bioikos/article/view/558

Edição

Seção

Artigos