O uso de estímulos-sinais entomomorfos na publicidade

Autores/as

  • Eraldo Medeiros Costa Neto

Palabras clave:

etnoentomologia, propaganda, semiótica

Resumen

Através de uma leitura semiótica é registrada a utilização de estímulos-sinais entomomorfos em peças publicitárias originárias de cinco países, cobrindo-se os anos de 1991 a 1998. Os dados foram obtidos mediante análise de 45 peças publicitárias e permitiu o registro de 33 morfoespécies de insetos, distribuídas em cinco ordens, das quais Lepidoptera e Hymenoptera predominaram. Os insetos são vinculados a diversos produtos e serviços. O baixo.número de propagandas contendo imagens de insetos foi observado, o qual foi explicado pela consistente aversão humana aos invertebrados. Observa-se que a atratividade e o apelo simbólico dos insetos desempenham papel decisivo na veiculação de mensagens para os consumidores.

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Publicado

2000-06-30

Cómo citar

Costa Neto, E. M. (2000). O uso de estímulos-sinais entomomorfos na publicidade. Bioikos – Título não-Corrente, 14(1). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/bioikos/article/view/938

Número

Sección

Artigos