O uso de estímulos-sinais entomomorfos na publicidade
Palavras-chave:
etnoentomologia, propaganda, semióticaResumo
Através de uma leitura semiótica é registrada a utilização de estímulos-sinais entomomorfos em peças publicitárias originárias de cinco países, cobrindo-se os anos de 1991 a 1998. Os dados foram obtidos mediante análise de 45 peças publicitárias e permitiu o registro de 33 morfoespécies de insetos, distribuídas em cinco ordens, das quais Lepidoptera e Hymenoptera predominaram. Os insetos são vinculados a diversos produtos e serviços. O baixo.número de propagandas contendo imagens de insetos foi observado, o qual foi explicado pela consistente aversão humana aos invertebrados. Observa-se que a atratividade e o apelo simbólico dos insetos desempenham papel decisivo na veiculação de mensagens para os consumidores.
Downloads
Referências
BUCKLEY, R. & S. VOGT, 1996. Fact and emotion in environmental advertising by government, industry, and community groups. Ambio 25 (3): 214-215.
BUCKLEY, R. & G. ARAÚJO, 1997. Green advertising by tourism operators on Australia' s gold coast. Ambio 26 (3): 190-191.
CHERRY, R.H. 1997. Native American mythology. Cultural Entomology Digest 10 Vision, 4. Disponível na Internet URL: http://www.insects.org/ced4/ mythology.html [capturado em 27/11/1997].
COSTA-NETO, E.M. & J.GW. MARQUES, 1999. Notas de etnoentomologia no estado de Alagoas, com ênfase na utilização medicinal de insetos. Revista Nordestina de Zoologia 2 (1), no prelo.
COSTA-NETO, E.M. 1999. A etnocategoria "inseto" e a hipótese da ambivalência entomoprojetiva. Acta Biológica Leopoldensia, no prelo.
GAGLIARDI, R.A. 1997. Lepidoptera symbols relating to wings and the body. Cultural Entomology Digest 10 Vision, 4. Disponível na Internet no site URL: http:// www.insects.org/ced4/butterfly_symbols. html [capturado em 27/11/1997].
ROGUE, C., 1987. Cultural entomology. AnnualReview of Entomological 32: 181-199.
KELLERT, S.R., 1992. Values and perceptions of invertebrates. Cultural Entomology Digest 10 Vision 1: 6-9.
LENKO, K. & N. PAPAVERO, 1979. Insetos nofolclore. Conselho Estadual de Artes e Ciências Humanas, São Paulo.
MARQUES, J.G.W. & C.T. da S. ANDRADE, 1998. Semiótica publicitária zoofilica. 1- peixe é bom para "vender o peixe". ln.: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE ETNOBIOLOGIA E ETNOECOLOGIA, 2, 1998, São Carlos. Resumos. São Carlos: UFSCar, 1998. p. 89.
NABHAN, G.P., 1997. Cultores of habitat: on nature, culture, and story. Counterpoint, Washington.
NETO, J.S., 1995. A imagem do gato: durabilidade, luminosidade e domesticidade na semiologia publicitária. ln.: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA, 47, 1995, São Luís. Resumos. São Luís: UFMA, 1995. p. 137.
PEMBERTON, R.W., 1990. The selling of Gampsocleis gratiosaBrunner(Orthoptera:Tettigoniidae)as singing pets in China. Pan-Pacific Entomologist 66 (1): 93-95.
POSEY, D.A., 1987. Temas e inquirições em etnoentomologia: algumas sugestões quanto à geração e teste de hipóteses. Boi. Mus. Para. Emílio Goeldi, sér. Antropol. 3 (2): 99-134.
RAMOS-ELORDUY, J., 1998. Creepy crawly cuisine: the gourmetguide to edible insects. Park Street Press, Vermont.
SOULÉ, M.E., 1997. Mente na biosfera; mente da biosfera. p. 593-598. ln.: W1LsoN, E. O. (Ed.) Biodiversidade. Nova fronteira, Rio de Janeiro.
WEISS, H.B., 1947. Entomological medicaments ofthe past. Journal ofthe New York Entomological Society 55: 155-168.