A pedagogia histórico-crítica como expressão teórica do marxismo na educação e a crítica à formação por competências

Autores

  • Lidiane Teixeira Brasil Mazzeu

Palavras-chave:

Pedagogia das Competências, Pedagogia Histórico-Crítica, Marxismo, Educação Escolar, Formação Humana

Resumo

O objetivo deste artigo consiste na apresentação de algumas reflexões sobre o papel da educação escolar na formação humana. Para tanto, propõe uma discussão não apenas acerca da compreensão de categorias da pedagogia histórico-crítica, expressão teórica do marxismo no campo da educação, como também a respeito da formação por competências, ideário presente nos diversos segmentos da educação escolar em nosso país. O desenvolvimento da argumentação estrutura-se em torno da crítica aos fundamentos políticos, econômicos e ideológicos preconizados pela pedagogia das competências, que se revelam favoráveis à adaptação dos indivíduos à lógica do capital; e na defesa da educação escolar e do conhecimento científico como essenciais à formação humana em uma perspectiva emancipatória do homem, tal como defendido pelos pressupostos teóricos da pedagogia histórico-crítica.

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Publicado

2007-11-30

Como Citar

Mazzeu, L. T. B. (2007). A pedagogia histórico-crítica como expressão teórica do marxismo na educação e a crítica à formação por competências. Revista De Educação PUC-Campinas, (23). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/168

Edição

Seção

Artigos