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O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Objetivo e política editorial

A Revista de Educação PUC-Campinas é um periódico científico, de circulação quadrimestral online (ISSN 2318-0870), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação, do Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. A Revista destina-se à publicação de pesquisas científicas, de caráter teórico ou empírico, na área da Educação, visando à difusão do conhecimento e fomentando o debate acadêmico sobre temas de relevância no cenário educacional, nacional e internacional, que auxiliem a compreensão do fenômeno educativo na atualidade.

Os trabalhos enviados para publicação devem ser inéditos, em meios impressos ou eletrônicos, não sendo permitida a sua apresentação simultânea para avaliação em outro periódico.

A Revista aceita Artigos para publicação redigidos em português, espanhol e inglês em fluxo contínuo e seção temática.

Seção Temática (a convite ou por edital de chamada): seção destinada à publicação de 4 a 6 artigos coordenados entre si, prioritariamente resultantes de pesquisa de campo, envolvendo autores e instituições de diferentes regiões do país, versando sobre tema de interesse atual. Além disso, a proposta deve incluir pelo menos um artigo em inglês ou espanhol de autor estrangeiro.

Após a publicação dos artigos, a Revista de Educação PUC-Campinas incentiva que os autores os divulguem nos sistemas orientados à gestão de informação e comunicação de pesquisadores, como por exemplo:

Academia.edu – <https://www.academia.edu/>

Mendeley – <https://www.mendeley.com/>

ResearchGate – <http://www.researchgate.net/>

Google Acadêmico - <https://scholar.google.com.br/schhp?hl=pt-BR>

Autores cujos artigos sejam aprovados e publicados na Revista de Educação poderão ser solicitados a participar no processo de revisão por pares.

Apreciação do Conselho Executivo

Os originais serão aceitos para avaliação desde que não tenham sido publicados anteriormente e que venham acompanhados das seguintes declarações: de solicitação para publicação na Revista, de responsabilidade, de transferência de direitos autorais e de atendimento aos princípios da ética em pesquisa, quando envolver seres humanos. No momento da submissão, é necessário indicar vínculo do artigo a pelo menos um dos eixos apresentados em FOCO e ESCOPO:

Os manuscritos submetidos, quando derivados de estudos que envolvem seres humanos, devem obrigatoriamente ter sido aprovados por Comitê de Ética em Pesquisa, conforme preconiza a Resolução nº 510 de 7 de abril de 2016, que dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais. Os autores deverão inserir a cópia digitalizada da declaração de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da instituição de origem.

O processo editorial só terá início se os manuscritos encaminhados obedecerem às condições das instruções. Caso contrário, serão devolvidos para adequação às normas, inclusão de carta ou outros documentos, antes mesmo de serem submetidos à avaliação de mérito do trabalho.

Ao reproduzir no manuscrito material previamente publicado (incluindo textos, gráficos, tabelas, figuras ou quaisquer outros materiais), a legislação cabível de direitos autorais deverá ser respeitada e a fonte citada.

Recomenda-se fortemente que o(s) autor(es) busque(m) assessoria linguística profissional (revisores e/ou tradutores certificados em língua portuguesa e inglesa) antes de submeter(em) originais que possam conter incorreções e/ou inadequações morfológicas, sintáticas, idiomáticas ou de estilo.

Originais identificados com incorreções e/ou inadequações serão devolvidos antes mesmo de serem submetidos à avaliação quanto ao mérito do trabalho e à conveniência de sua publicação.

Os manuscritos ainda podem ser rejeitados sem comentários detalhados após análise inicial, pelo Conselho Executivo da Revista de Educação PUC-Campinas, se os artigos forem considerados inadequados ou de prioridade científica insuficiente para publicação na Revista.

A Revista de Educação PUC-Campinas não publica mais que dois artigos do mesmo autor no mesmo ano (volume). Esse procedimento visa aumentar o número de temas e de colaborações provenientes de autores nacionais e internacionais. Da mesma forma, há um limite máximo de 1 (um) artigo de professores-pesquisadores da PUC-Campinas por ano (volume), para evitar endogenia.

Ao término do ano será publicada a nominata dos consultores ad hoc que colaboraram na avaliação dos manuscritos, no Portal de Periódicos Científicos da PUC-Campinas <https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/reveducacao/index>.

Avaliação dos manuscritos

Os manuscritos serão encaminhados sem o(s) nome(s) do(s) autor(es), a pelo menos dois revisores ad hoc da área. Havendo divergências de avaliação e/ou identificação de conflito de interesses, um terceiro revisor será indicado. Os pareceristas ad hoc recomendarão a sua aceitação, recusa ou poderão sugerir reformulações. Neste caso, o artigo reformulado pelo autor poderá retornará aos revisores para avaliação final ou ser avaliado pelo Conselho Executivo.

Com dois pareceres de aprovação, o artigo será encaminhado ao Conselho Editorial para ad referendum e comunicação ao autor. Pequenas alterações no texto poderão ser feitas pelo Conselho Executivo da Revista, de acordo com critérios e normas operacionais internas.

Com o sistema duplo-cego (blind review), os nomes dos pareceristas permanecerão em sigilo, omitindo-se também perante estes os nomes dos autores dos manuscritos e respectivas instituições.

Os trabalhos que receberem sugestões para alterações serão devolvidos aos autores para as devidas correções, com os pareceres emitidos ou uma síntese dos mesmos, devendo ser devolvidos no prazo estipulado pelo Conselho Executivo. Caso os autores não encaminhem o manuscrito revisado e a carta-resposta no prazo estipulado, o processo editorial será encerrado, em qualquer etapa da submissão. O título e o código do manuscrito deverão ser especificados.

- Versão reformulada por indicação de parecerista: a versão reformulada deverá ser encaminhada via site <https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/reveducacao/index>. O(s) autor(es) deverá(ão) enviar apenas a última versão do trabalho. O texto do artigo deverá empregar fonte colorida (cor azul), para todas as alterações, juntamente com uma carta ao editor, reiterando o interesse em publicar nesta Revista e informando quais alterações foram processadas no manuscrito. Se houver discordância quanto às recomendações dos revisores, o(s) autor(es) deverão apresentar os argumentos que justificam sua posição.

O processo de avaliação dos manuscritos terminará na segunda versão. A decisão final sobre a publicação ou não do manuscrito é sempre dos editores. Pequenas alterações no texto poderão ser feitas pelo Conselho Executivo da revista, de acordo com critérios e normas de revisão internas.

Publicação em inglês

Em caso de aprovação, poderá ser solicitado aos autores que os artigos sejam publicados em inglês. Nestes casos, os autores deverão providenciar sua versão completa (tal como aprovado) para o inglês, arcando com os custos de sua tradução.

Para assegurar a qualidade e uniformidade dos textos em língua inglesa, esse trabalho deverá ser realizado, necessariamente, por um tradutor altamente capacitado e com experiência comprovada em tradução de textos científicos ou por algum dentre os credenciados junto à Revista.

Prova da arte-final

Serão enviadas provas em PDF aos autores para a correção da arte-final do artigo. As provas devem retornar ao Núcleo de Editoração na data estipulada (48 horas). Outras mudanças no manuscrito original não serão aceitas nesta fase.

São permitidas apenas correções de grafia, troca de uma palavra ou outra e dados numéricos nas tabelas e gráficos. Não será aceita inclusão e/ou exclusão de frases, parágrafos, imagens e referências. Caso encontre algo a ser corrigido, fazer os devidos apontamentos da seguinte forma:

(a) No próprio PDF do artigo utilizando os recursos disponíveis, ou

(b) Anotar em letra maiúscula na margem do papel e enviar somente as páginas corrigidas digitalizadas

(c) Listar em documento do Word, informando: página, coluna (se da direita ou esquerda), parágrafo correspondente, início da frase e sua respectiva linha.

Os autores deverão assinar os termos de concordância da arte final (texto e ilustrações), cujos modelos serão enviados junto com as provas.

Envio de manuscritos

Todos os artigos devem ser submetidos, exclusivamente, de forma eletrônica pela página do Portal de Periódicos Científicos da PUC-Campinas <https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/reveducacao/index>. Se for o primeiro acesso, o(s) autor(es) deve(m) preencher os dados pessoais no item “Cadastro”. Se já estiver(em) cadastrado(s), basta preencher login e senha. Para submeter trabalhos, deve-se seguir as demais instruções do próprio sistema. É obrigatório a inclusão dos nomes de todos os autores/coautores do artigo submetido.

Apresentação dos manuscritos

No corpo do texto não deve haver identificação autoral nem institucional.

Os manuscritos deverão ser redigidos na nova ortografia e preparados em:

• Espaço entrelinhas 1,5;

• Com fonte Arial 11;

• O arquivo deverá ser gravado em editor de texto similar à versão 2010 do Word;

• O papel deverá ser de tamanho A4 com formatação de margens superior e inferior (2,5 cm), esquerda e direita (3 cm);

• A numeração das páginas deve ser feita no canto inferior direito.

• Deverá ter entre 15-20 páginas (A contagem de páginas começa pela página de rosto, numerada como página 1, e inclui todas as ilustrações e referências);

No preparo do original, deverão ser observados os seguintes itens, na folha de rosto:

(a) Título e subtítulo do artigo (até 15 palavras) no idioma de origem e em inglês.

(b) Sugestão de título abreviado para cabeçalho, não excedendo cinco palavras.

(c) Nome de cada autor, por extenso, seguido por filiação institucional. Não abreviar os prenomes.

(d) Todos os dados da titulação e afiliação deverão ser apresentados por extenso, sem nenhuma sigla.

(e) Indicações dos endereços completos das universidades às quais estão vinculados todos os autores.

(f) Indicação de endereço para correspondência com o editor para a tramitação do original, incluindo telefone, endereço eletrônico, cidade, estado, país.

(g) Informar o número de Registro ORCID® (Open Researcher and Contributor ID). Caso não possua, fazer o cadastro através do link: <https://orcid.org/register>. O registro é gratuito.

(h) Os autores deverão especificar quais foram as contribuições individuais de cada autor na elaboração do artigo, como por exemplo, informar quem contribuiu na concepção e projeto ou análise e interpretação dos dados; na redação do artigo ou revisão crítica relevante do conteúdo intelectual; na aprovação final da versão a ser publicada; etc. Poderá informar também de forma generalizada se todos os autores contribuíram em todas as etapas do artigo.

(i) Informar se o artigo é oriundo de Dissertação ou Tese, indicando o título, autor, universidade e ano da publicação.

(j) Informar telefone e endereço de e-mail de todos os autores.

(k) Poderá ser incluída nota de rodapé Agradecimentos contendo apoio financeiro (indicar por extenso o órgão de fomento e o número do edital e processo), agradecimentos pela colaboração de colegas e técnicos, em parágrafo não superior a três linhas.

Organização do trabalho

O texto de todo trabalho submetido à publicação deverá ter uma organização clara e títulos (e subtítulos, se for o caso) que facilitem a leitura. Como a Revista de Educação PUC-Campinas publica apenas artigos originários de pesquisa científica, o texto deverá, obrigatoriamente, apresentar os seguintes tópicos:  introdução, procedimentos metodológicos, resultados e discussão e considerações finais. Excepcionalmente, nos artigos de pesquisa teórica, estes elementos podem estar diluídos no texto, não sendo obrigatória a apresentação dos tópicos referidos.

- Resumo e palavras-chave (no idioma de origem e em inglês)

O resumo deve ter entre 1000 e 1500 caracteres (considerando os espaços), sem siglas e as palavras-chave, que identificam o conteúdo do artigo, devem ser entre três e cinco. O resumo deve conter, obrigatoriamente, informações sobre o(s) objetivo(s), procedimentos metodológicos (explicitando instrumentos, lócus e participantes da pesquisa - este último tópico no caso de pesquisas empíricas) e resultados.

Para definição das palavras–chave, utilizar vocabulário controlado dos sites do INEP e UNESCO; <http://pergamum.inep.gov.br/pergamum/biblioteca/pesquisa_thesauro.php> e <http://databases.unesco.org/thesaurus/>. Sugerimos utilizar palavras-chave diferentes das que já constam no título do artigo. Para a redação e estilo do resumo, observar as orientações da NBR-6028, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

- Ilustrações (Tabelas, Figuras e Quadros)

São consideradas ilustrações todo e qualquer tipo de tabelas, figuras, gráficos, desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, mapas, organogramas, diagramas, plantas, quadros, retratos, etc., que servem para ilustrar os dados da pesquisa. É imprescindível a informação do local e ano do estudo para artigos empíricos. Não é permitido que figuras representem os mesmos dados de tabelas ou de dados já descritos no texto.

A quantidade total de ilustrações aceitas por artigo é de 5 (cinco), incluindo todas as tipologias citadas acima.

As ilustrações devem ser inseridas após o item Referências e também enviadas separadamente em seu programa original, através da plataforma SEER, no momento da submissão.

As ilustrações devem ser editáveis, sendo aceitos os seguintes programas de edição: Excel, GraphPrism, SPSS 22, Corel Draw Suite X7, Adobe Ilustrator e Word. Caso opte pelo uso de outro programa, deverá ser usada a fonte padrão Arial, fonte tamanho 7, adotada pela revista na edição.

As imagens devem possuir resolução igual ou superior a 600 dpi.

Não são aceitos gráficos apresentados com as linhas de grade e os elementos (barras, círculos) não podem apresentar volume (3-D).

O autor se responsabiliza pela qualidade das ilustrações, que deverão permitir redução sem perda de definição, para os tamanhos de uma ou duas colunas (8cm e 16cm, respectivamente), pois não é permitido o uso de formato paisagem.

A cada ilustração deverá ser atribuído um título breve e conciso, sendo numeradas consecutiva e independentemente, com algarismos arábicos, de acordo com a ordem de menção dos dados. Os quadros e tabelas terão as bordas laterais abertas.

Para gráficos, deverá ser informado também o título de todos os eixos.

As palavras Figura, Tabela e Anexo, que aparecerem no texto, deverão ser escritas com a primeira letra maiúscula e acompanhadas do número a que se referirem. Os locais sugeridos para inserção de figuras e tabelas deverão ser indicados no texto.

Inclua sempre que necessário notas explicativas. Caso haja alguma sigla ou destaque específico (como o uso de negrito, asterisco, entre outros), este deve ter seu significado informado na nota de rodapé da ilustração.

Caso haja utilização de ilustrações publicadas em outras fontes bibliográficas, é obrigatório anexar documento que ateste a permissão para seu uso, e ser citada a devida fonte.

O uso de imagens coloridas é recomendável e não possui custos de publicação para o autor.

-  Citações no texto: baseadas na ABNT (NBR 10520/2002)

- Citações diretas: devem subordinar-se à forma Autor, ano e página. Quando estiver fora ou dentro dos parênteses, o sobrenome do autor fica com apenas a letra inicial maiúscula. Com até três linhas, as citações devem ficar entre aspas e sem itálico. Com mais de três linhas, as citações devem seguir o seguinte padrão: recuo de 4cm na margem, fonte 10, espaço simples, sem aspas e sem itálico.

Exemplo

O ponto de referência de uma proposta pedagógica deve ser a transformação da sociedade. “Esse é o sentido básico da expressão pedagogia histórico-crítica. Seus pressupostos, portanto, são os da concepção dialética da história” (Saviani, 2008, p.93).

- Citações indiretas: o padrão adotado é Autor e ano

Quando o autor estiver citado na frase, colocar somente autor e ano. Se o sobrenome do autor estiver fora da frase e entre parênteses ficará também em letra inicial maiúscula.

Exemplos

Para Carvalho (2000), historicamente, a educação especial tem sido considerada como a educação de pessoas com deficiência, seja ela mental, auditiva, visual, motora, física, múltipla ou decorrente de distúrbios evasivos de desenvolvimento.

Historicamente, a educação especial tem sido considerada como a educação de pessoas com deficiência, seja ela mental, auditiva, visual, motora, física, múltipla ou decorrente de distúrbios evasivos de desenvolvimento (Carvalho, 2000).

- Citações de:

1) diversos documentos de um mesmo autor publicados no mesmo ano são distinguidas pelo acréscimo de letras minúsculas, em ordem alfabética, após a data e sem espacejamento. Exemplo: Frigotto (2000a); Frigotto (2000b).

2) Vários autores citados em sequência: utilizar ordem cronológica de data de publicação dos documentos, separados por ponto e vírgula: (Crespo, 2005; Costa; Ramalho, 2008; Moresi et al., 2010).

3) Textos com dois autores: Crippa e Bisoffi (2010) (no corpo do texto); (Crippa; Bisoffi, 2010) (dentro dos parênteses).

4) Textos com três autores:   Lima, Viriato e Scalcon (2004) (fora dos parênteses) ou (Lima; Viriato; Scalcon, 2004) (dentro dos parênteses).

Todos os autores citados devem constar das referências listadas no final do texto, em ordem alfabética, segundo as normas.

Referências: baseadas na NBR-6023/2018 da ABNT.

As Referências serão ordenadas alfabeticamente pelo sobrenome do primeiro autor. Nas referências de até três autores, todos serão citados, separados por ponto e vírgula.

Nas referências com mais de três autores, citar somente o primeiro autor, seguido da expressão et al.

Não serão aceitas citações/referências de monografias de conclusão de curso de graduação [TCC], resumos de trabalhos de Congressos, Simpósios, Workshops, Encontros, entre outros, e de textos não publicados (aulas, entre outros).

Se um trabalho não publicado, de autoria de um dos autores do manuscrito e/ou de outras fontes, for citado (ou seja, um artigo in press), é obrigatório enviar cópia da carta de aceitação (artigo já aprovado com previsão de publicação) da revista que publicará o referido artigo. Caso contrário, a citação/referência será excluída.

Caso haja obras referenciadas do mesmo autor, a entrada será repetida, isto é, não será utilizado o recurso do traço sublinear.

A exatidão das referências constantes na listagem e a correta citação de seus dados no texto são de responsabilidade do(s) autor(es) dos trabalhos.

A formatação da lista de referências, ao final, deverá facilitar a tarefa de revisão e de editoração; para tal, devem ser apresentadas em ordem alfabética, em espaço simples e com espaço entre as referências, tamanho de fonte 11, parágrafo justificado, sem recuo e sem deslocamento das margens.

A exatidão e a adequação das referências a trabalhos que tenham sido consultados e mencionados no texto do artigo são de responsabilidade do autor, do mesmo modo que o conteúdo dos trabalhos é de sua exclusiva responsabilidade.

Exemplos de casos mais comuns de referências, para orientação

Livro

Saviani, D. História das idéias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2007.

Capítulo de Livro

Dias Sobrinho, J. Avaliação educativa: produção de sentidos com valor de formação. In: Dias Sobrinho, J.; Ristoffi, D.; Goergen, P. (Org.). Universidade e sociedade: perspectivas internacionais. Sorocaba: Eduniso, 2008. p.169-182.

Artigo

Noronha, O.M. A praxis como categoria central para o entendimento da educação sócio-comunitária. Revista de Ciências da Educação, v.8, n.14, p.59-129, 2006.

Material Eletrônico

Brzezinski, I. Políticas contemporâneas de formação de professores para os anos iniciais do ensino fundamental. Educação e Sociedade, v.29, n.105, p.1139-1166, 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br>. Acesso em: 15 jun. 2009.

Tese

Real, G.C.M. A qualidade revelada na educação superior: impactos da política de avaliação no Brasil. 2007. Tese (Doutorado) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.

Trabalho apresentado em Evento

Castanho, M.E.; Castanho, S.E.M. Contribuição ao estudo da história da didática no Brasil. In: Reunião Anual da Anped, 31., 2008, Caxambu. Anais... Rio de Janeiro: Anped, 2008. v.1, p.1-18.

Documentos jurídicos

Brasil. Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais: temas transversais. Brasília: MEC, 1998.

Brasil. Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelecer as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, 23 dez. 1996. Seção 1, p.207.

- Notas de rodapé - no máximo 5:  de caráter explicativo, deverão ser evitadas e utilizadas, apenas quando estritamente necessárias para a compreensão do texto. Deve-se usar numeração consecutiva dentro do texto. Além disso, devem estar em fonte 10, espaço simples, texto justificado e sempre na página em que foram mencionadas no texto.

Os agradecimentos (opcionais) devem ser incluídos no artigo após sua aprovação final para publicação e devem ser citados em nota de rodapé inserida junto ao título.

A revista não devolve os originais a ela submetidos e informa que o conteúdo dos trabalhos publicados é de inteira responsabilidade de seus autores.

Lista de checagem

1. Declaração de responsabilidade e transferência de direitos autorais assinada por cada autor, respeitando a ordem de autoria indicada no artigo.

2. Cópia do parecer do Comitê de Ética em pesquisa, para artigos empíricos.

3. Verificar se o texto, incluindo resumos, tabelas e referências, está reproduzido com letras fonte Arial, corpo 11 e entrelinhas 1,5 e com formatação de margens superior e inferior (no mínimo 2,5cm), esquerda e direita (no mínimo 3cm).

4. Verificar se estão completas as informações de legendas das figuras e tabelas.

5. Incluir permissão de editores para reprodução de figuras ou tabelas publicadas.

6. Preparar página de rosto com as informações solicitadas:

- Folha de rosto com a identificação completa dos autores.

- Incluir o nome de agências financiadoras e o número do processo.

- Indicar se o artigo é baseado em tese/dissertação, colocando o título, o nome da instituição e o ano de defesa.

- Incluir título do manuscrito, em português e em inglês.

- Incluir título abreviado (short title), com até 5 palavras, para fins de legenda em todas as páginas.

- Informar o número de Registro ORCID® (Open Researcher and Contributor ID).

7. Conferir se as referências e citações estão de acordo com as normas da ABNT adotadas pela Revista e descritas nos itens citação e referências.

8. Verificar se foram inclusas todas as ilustrações (e citadas no texto), com seus respectivos títulos, legendas, notas de rodapé, etc., e numeradas consecutivamente.

9. Certificar que o artigo está confeccionado em um único arquivo, em formato Word.

10. Na página da Revista no Portal de Periódicos Científicos PUC-Campinas, no momento da submissão, deve ser anexado o artigo, às ilustrações a parte (e também no corpo do texto), e toda a documentação assinada pelos autores.

Documentos

A seguinte documentação deve acompanhar o artigo submetido à Revista de Educação PUC-Campinas: (1) Declaração de responsabilidade; (2) Transferência de direitos autorais; (3) Cópia de aprovação do Parecer do Comitê de Ética em Pesquisa (somente para o Brasil). Nos casos onde se aplica, deve-se incluir também o Documento que ateste a permissão para o uso de ilustrações (tabelas, fotos, gráficos e outros).

Em todos os documentos devem constar:

- Título do manuscrito;

- Nome por extenso dos autores (na mesma ordem em que aparecem no manuscrito);

- Autor responsável pelas negociações.

- Assinatura de todos os autores.

Segue modelos dos documentos:

1) Declaração de responsabilidade

- "Certifico que participei da concepção do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação deste artigo".

- "Certifico que o manuscrito é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado à outra Revista e não o será, enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista de Educação PUC-Campinas, quer seja no formato impresso ou no eletrônico".

Assinatura do(s) autores(s):                                                                         Data __ / __ / __

2) Transferência de direitos autorais

“Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Educação PUC-Campinas passa a ter os direitos autorais a ela referentes e que nós autores, poderemos, imediatamente após a publicação no Portal de Periódicos Científicos da PUC-Campinas <https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/reveducacao/index>, reproduzir, distribuir, transmitir ou reutilizar, com a citação obrigatória da fonte”.

Assinatura do(s) autores(s)                                                                    Data __ / __ / __

Todas as pessoas relacionadas como autoras devem assinar os documentos.

Não serão aceitas fotos (imagens) de assinaturas. São permitidos somente assinaturas escaneadas ou eletrônicas, a fim de evitar qualquer tipo de fraude. É preferível que a documentação seja enviada digitalizada e em formato PDF.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. Declaração de responsabilidade e transferência de direitos autorais assinada por cada autor.

  2. Verificar se estão completas as informações de legendas das figuras e tabelas.

  3. Preparar página de rosto com as informações solicitadas.

  4. Incluir o nome da agência financiadora e o número do processo.

  5. Indicar se o artigo é baseado em tese/dissertação, colocando o título, o nome da instituição, o ano de defesa, em nota de rodapé.

  6. Enviar cópia do parecer do Comitê de Ética.

  7. Incluir título abreviado (short title), com quarenta caracteres, para fins de legenda em todas as páginas.

  8. Verificar se as referências estão citadas no texto.

  9. Incluir permissão de editores para reprodução de figuras ou tabelas publicadas.

  10. Os autores estão cientes e de acordo com a norma da Revista de solicitar, em alguns casos, a versão em inglês do artigo, que deverá ser providenciada pelos autores.
 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.