Mecanismos que influenciam as percepções individuais, a motivação dos usuários das comunidades de saúde online para recorrer aos seus conhecimentos, e o seu comportamento de partilha

Autores

Palavras-chave:

Grupo de usuários doentes, Percepção individual, Motivação, Recurso ao conhecimento, Partilha de conhecimentos

Resumo

O objetivo deste trabalho é investigar o mecanismo de ação da cognição individual e da motivaçãosobre o comportamento de
pedirajuda e compartilharconhecimento para resolver osproblemas do grupo de pacientes-usuários, como o comportamento
de pedirajuda e “pedirajuda”. Métodos: integrar a teoria Existência, Relação e Crescimento a fatorescognitivos da doença etc.
Conclusões: osresultados do estudoconcluíram que: (1) a percepção da facilidade de usonãotemqualquerefeitosobre a motivação, o recursoaoconhecimento, apenastem um impactodiretonapartilha de conhecimento; (2) a motivação para o crescimento, a motivação para a sobrevivência ea motivaçãorelacionalpodem promover o recursoaoconhecimento, enquanto que apenas a motivação para o crescimentopromove a partilha de conhecimento; (3) a percepção da utilidade, a percepção da confiançainterpessoal e a percepção da doençatêmdiferentesgrausde influênciasobre as trêsmotivações; (4) a percepção da utilidade, a percepção da confiançainterpessoal e a percepção da doençatêm um impactodiretosobre o recursoaoconhecimento, enquantoapenas a percepção da utilidade e a percepção da facilidade de usotêm um impactodiretosobre a partilha de conhecimento; (5) a percepção da utilidade é o fator-chave que facilita o recursoaoconhecimento, enquanto a percepção da facilidade de utilização é o fator-chave que facilita a partilha do conhecimento; (6) a motivação para a sobrevivência e a motivação para o crescimentodesempenham um papelintermediário entre a percepção da utilidade, a confiançainterpessoal, o reconhecimento da doença e o recursoaoconhecimento, respectivamente, enquanto a motivação para o crescimentodesempenha um papelintermediário entre esses três fatores cognitivos e a partilha de conhecimento.

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Publicado

25-07-2022

Como Citar

Zhao, H. (2022). Mecanismos que influenciam as percepções individuais, a motivação dos usuários das comunidades de saúde online para recorrer aos seus conhecimentos, e o seu comportamento de partilha. Transinformação, 34. Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/6482

Edição

Seção

Originais