As redes sociais como instrumento estratégico para a inteligência competitiva

Autores

  • Adriana Rosecler ALCARÁ Universidade Estadual de Londrina
  • Maria Inês TOMAÉL Universidade Estadual de Londrina
  • Plínio Pinto de Mendonça UCHOA JUNIOR Universidade Estadual de Londrina
  • Valéria Cristina HECKLER Colégio Pontual
  • Jorge Luis RODRIGUES Universidade Estadual de Londrina
  • Sulamita da Silva VALENTE Universidade Estadual de Londrina

Palavras-chave:

inteligência competitiva, redes sociais, estratégia organizacional

Resumo

O mapeamento das redes sociais permite a visualização das ligações entre atores no ambiente organizacional, constituindo-se, assim, importante recurso para o compartilhamento da informação e do conhecimento. Neste artigo, resultado de um estudo teórico, apresentamos as redes sociais como um dos instrumentos para o processo de inteligência competitiva, com o objetivo de evidenciar a inter-relação entre eles e demonstrar sua complementaridade. Os resultados indicam que as redes sociais colaboram para o fortalecimento da cultura organizacional voltada para o compartilhamento da informação e do conhecimento. Além disso, o mapeamento das redes possibilita rastrear os fluxos da informação, permitindo a identificação da estrutura informacional que permeia o ambiente da organização. Assim, as redes sociais podem contribuir, de forma efetiva, para a compreensão e elaboração de melhores estratégias para o processo de inteligência competitiva e, conseqüentemente, para o funcionamento do contexto organizacional.

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Publicado

25-05-2006

Como Citar

Rosecler ALCARÁ, A. ., TOMAÉL, M. I. ., Pinto de Mendonça UCHOA JUNIOR, P. ., HECKLER, V. C. ., RODRIGUES, J. L. ., & da Silva VALENTE, S. . (2006). As redes sociais como instrumento estratégico para a inteligência competitiva. Transinformação, 18(2), 1–12. Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/6335

Edição

Seção

Artigos