O papel da experiência na aprendizagem: perspectivas na busca e no uso da informação

Autores

  • Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque

Palavras-chave:

busca e uso da informação, experiência, ética, letramento informacional, conhecimento científico, aprendizagem

Resumo

Este artigo discute a importância da experiência na construção de novos conhecimentos, destacando a evolução histórica do conceito e o seu papel na aprendizagem, bem como no desenvolvimento de competências para buscar e usar informações para a produção de conhecimento científico. Parte do pressuposto de que, quanto mais experiência de qualidade os pesquisadores adquirirem com a busca e uso da informação, maior será o impacto no conhecimento produzido. Considera que a consciência da experiência pode ser uma forma de tornar o ser humano responsável eticamente pelo ciclo de produção científica, visto que as modificações ou transformações propiciadas pela ciência ocorrem em um mundo inseparável do ser, parte do corpo humano em que a mente se insere. Por isso, a discussão sobre experiência envolve os aspectos cognitivos e a dimensão ética de como o homem se relaciona com a natureza e a transforma.

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Publicado

25-05-2008

Como Citar

Gonçalves Dias Gasque, K. C. (2008). O papel da experiência na aprendizagem: perspectivas na busca e no uso da informação. Transinformação, 20(2). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/6254

Edição

Seção

Artigos