Narrativas para a gestão de mudanças: um estudo de caso na indústria vidreira

Autores

  • Valério BRUSAMOLIN

Palavras-chave:

Aprendizagem organizacional, Gestão do conhecimento, Gestão de mudanças, Narrativas organizacionais

Resumo

Este artigo propõe um modelo para análise do emprego de narrativas na gestão de mudanças, descrevendo os passos a serem seguidos e listando os padrões de histórias que podem auxiliar na gestão das transformações necessárias. O modelo é aplicado no estudo de caso da criação de uma empresa, a Viton Equipamentos para a Indústria Vidreira, do Grupo Wheaton Brasil, coletando as narrativas do gestor, classificando-as e analisando-as à luz do modelo proposto. Conclui-se que gerentes e outros contadores de histórias atuam como mediadores da informação, narrando histórias que transmitem a informação certa no momento oportuno, com efeitos transformadores positivos para a organização, produzindo mudanças cognitivas necessárias, transmitindo valores, cultura e auxiliando na percepção da realidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABMA, T.A. Learning by telling: storytelling workshops as an organizational learning intervention. London: Sage Publications, 2003.

BARRETO , A.A. A oferta e a demanda de informação: condições técnicas, econômicas e políticas. Ciência da Informação, v.28, n.2, p.167-173, 1999.

BELKIN , N.J. Information concepts for information Science. Journal of Documentation, v.34, n.1, p.55-85, 1978.

BLAIR, M. Renewable energy: how story can revitalize your organization. Quality and Participation, v.29, n.1, p.9-13, 2006.

BOJE, D.M. The storytelling organization: a study of story performance in an office-supply firm. Administrative Science Quarterly, v.36, n.1, p.106-126, 1991.

BROWN, J.S. et al. Storytelling in organizations: why storytelling is transforming 21st century organizations and management. Berlington: Elsevier, 2005.

BRUSAMOLIN, V. Narrativas de histórias: um estudo preliminar na gestão de projetos de tecnologia da informação. Ciência da Informação, v.37, n.1, p.37-52, 2008.

CAMILLE, H. J.; WILLIAN, C.M. Organizational storytelling: it makes sense. Business Horizons, v.47, n.4, p.23-32, 2004.

CHOO, C.W. Information management for the intelligent organization: roles and implications for the information professions. In: DIGITAL LIBRARIES CONFERENCE, 1995. e-Procceedings... Singapore. Available from: <http://choo.fis.utoronto.ca/fis/respub/dlc95.html>. Cited: 4 Feb. 2011.

CHOO, C.W. Information management for the intelligent organization. Medford, NJ: Information Toda, 2000.

CHOO, C.W. A organização do conhecimento: como as organizações usam a Informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. São Paulo: Senac, 2003.

DAVENPORT, T.H. Ecologia da informação: por que só a tecnologia não basta para o sucesso na era da informação. São Paulo: Futura, 1998.

DENNING, S. The leaders guide to storytelling: mastering the art and disciplines of business narrative. San Francisco, CA: Jossey-Bass, 2005.

DENNING, S. Where you shouldn´t use a story: storytelling, passport to 21st century. [s.d.]. Available from: <http://www.creatingthe21stcentury.org/Intro9-where-not-to.html>. Cited: 23 Aug. 2010.

ECHEVERRÍA, R. Ontologia del lenguage. Santiago, Chile: Dólmen Ediciones, 1997.

FARRADANE, J. The nature of information. Journal of Information Science, v.1, n.1, p.13-17, 1979.

GARGIULO, T.L. The strategic use of stories in organizational communication and learning. New York: M.E. Shape, 2005.

GARVIN, D.A. et al. Aprender a Aprender. HSM Management, v.2, n.9, p.58-65, 1998.

GOLD, J. Learning and story-telling: the next stage in the journey for the learning organization. Journal of Workplace Learning, v.9, n.4, p.133-141, 1997.

GOMES, C.M.A. Feuerstein e a construção mediada do conhecimento. Porto Alegre: Artmed, 2002.

HAGE, J.T. Organizational innovation and organizational change. Annual Review of Sociology, v.25, p.597-622, 1999.

IBM. Knowledge socialization project. 2010. Available from <http://www.research.ibm.com/knowsoc/index.html>. Cited: 23 Aug. 2010.

IZQUIERDO, I. Memória. Porto Alegre: Artmed, 2002.

KAHAN, S.W. Bringing us back to life: Storytelling and the modern organization. Information Outlook, v.5, n.5, p.26, 2001.

LE COADIC, Y-F. A ciência da informação. 2. ed. Brasília: Briquet de Lemos/Livros, 2004.

LEWIN, K. Group decision and social change. In: Swanson, G.E.; Neweomb, T.M.; Hartley, E.L. Readings in social psychology. New York: Henry Holt, 1947. p.330-344.

LUFTMAN, J. et al. Managing the information technology resource: leadership in the information age. Upper Saddle River, N.J.: Prentice Hall, 2002. Chapter 10.

MAQUIÁVEL, N. O príncipe. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

MATURANA , H. Cognição, ciência e vida cotidiana. Belo Horizonte: UFMG, 2001.

McCLOKEY, D.; KLAMEY, A.; SOLOW, R.M. The consequences of economic rhetoric. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.

MINTZBERG, H. The nature of managerial work. New York: Harper & Row, 1973.

MORESI, E.A.D. Inteligência organizacional: um referencial integrado. Ciência da Informação, v.30, n.2, p.35-46, 2001.

NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Criação de conhecimento na empresa. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

PARKIN, M. Tales for change: using storytelling to develop people and organizations. London: Kogan Page, 2004.

PESESCHKIAN, N. O mercador e o papagaio: histórias orientais como ferramentas em psicoterapia. 2. ed. Campinas: Papirus, 1999.

SANZ CASADO, E. Manual de estudios de usuarios. Madri: Biblioteca del Libro, 1994.

SCHEIN, E. H. Organizational culture and leadership. 3. ed. San Francisco, CA: John Willey, 2004.

SIMMONS, A. The story factor. Cambridge: Basic Books, 2001.

STEIN, E.W. Organizational memory: review of concepts and recommendations for management. International Journal of Information Management, v.15, n.2, p.17-32, 1995.

SWAP, W. et al. Using mentoring and storytelling to transfer knowledge in the workplace. Journal of Management Information Systems, v.18, n.1, p.95-114, 2001.

TERRA, J.C.C. Gestão do conhecimento: o grande desafio empresarial. 2. ed. São Paulo: Negócio Editora, 2001.

VARELA, A. Informação e autonomia: a mediação segundo Feuerstein. São Paulo: SENAC, 2007.

VIGOTSKI, L.S. A formação social da mente. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

Downloads

Publicado

25-03-2011

Como Citar

BRUSAMOLIN, V. (2011). Narrativas para a gestão de mudanças: um estudo de caso na indústria vidreira. Transinformação, 23(1). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/6179

Edição

Seção

Artigos