Utilização dos dispositivos de comunicação da web social pelas bibliotecas universitárias: um espaço para mediação da informação

Autores

  • Raquel do Rosário SANTOS
  • Henriette Ferreira GOMES

Palavras-chave:

Bibliotecas universitárias, Mediação da informação, Web social

Resumo

A comunicação é fundamental para a interação na construção do conhecimento e mediação da informação. Ao interagir com a
biblioteca por meio dos dispositivos de comunicação na Web social, para ter acesso à informação, o sujeito tem a possibilidade
não apenas de identificar e localizar informações, mas também de desenvolver, no coletivo, o debate, a troca de informações e
realizar outras práticas que auxiliem suas operações mentais em torno dos conteúdos acessados. Dessa maneira, neste artigo, são
apresentadas características e possibilidades de utilização dos dispositivos de comunicação da Web social pelas bibliotecas universitárias no desenvolvimento de suas atividades de mediação da informação. Para tanto, foi realizado um estudo bibliográfico, aplicando-se a técnica da análise de conteúdos, com o objetivo de identificar e analisar pesquisas e estudos abordando a temática na Ciência da Informação. Como resultado, foram identificadas diversas modalidades de uso desses dispositivos e suas potencialidades de aplicação no âmbito da biblioteca universitária, concluindo-se que a adoção dos diversos tipos de dispositivos demanda a análise dos objetivos específicos de cada atividade, serviço ou produto que a biblioteca pretenda desenvolver, como também do perfil de seus usuários e da infraestrutura tecnológica disponível. Contudo, numa perspectiva da missão da biblioteca universitária, concluiu-se, ainda, que é latente a necessidade da mesma repensar o seu processo de comunicação e interação com os usuários da informação, buscando utilizar, de maneira mais ampla e eficiente, esses dispositivos de comunicação da Web social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Bari, V.A. A relação entre a inclusão social na universidade brasileira e o desenvolvimento da competência informacional: implicações no campo teórico da ciência da informação e na prática de seus agentes sociais. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 11., 2010, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: Unirio, 2010. p.1.

Bezerra, M.A.A.; Araújo, E.A. Uma ética da informação para pensar o orkut: reflexões sobre a informação e a liberdade no contexto da sociedade da informação. Informação e Sociedade, v.18, n.2, p.207-218, 2008. Disponível em: <http://www.ies.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/1760/2132>. Acesso em: 12 fev. 2009.

Blattmann, U.; Silva, F.C.C. Colaboração e interação na web 2.0 e biblioteca 2.0. Revista ACB, v.12, n.2, p.191-215, 2007. Disponível em: <http://revista.acbsc.org.br/index.php/racb/article/view/530/664>. Acesso em: 20 set. 2009.

Curty, R.G. Web 2.0: plataforma para o conhecimento coletivo. In: Tomael, M.I. Fontes de informação na internet. Londrina: Eduel, 2008. p.53-78.

Maness, J.M. Teoria da biblioteca 2.0: web 2.0 e suas implicações para as bibliotecas. Informação & Sociedade, v.17, n.1, p.43-51, 2007. Disponível em: <http://www.ies.ufpb.br/0ojs2/index.php/ies/article/view/831/1464>. Acesso em: 20 set. 2009.

Moraes, A.M. et al. Serviço de referência online: pressuposto para uma biblioteca 2.0. In: Seminário Nacional de Bibliotecas, 16., 2010, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos... Rio de Janeiro: UFRJ, 2010. Disponível em: <http://www.gapcongressos.com.br/eventos/z0070/trabalhos/final_519.pdf>. Acesso em: 14 mar. 2010.

Peraya, D. O ciberespaço: um dispositivo de comunicação e de formação midiatizada. In: Alava, S. et al. Ciberespaço e formações abertas: rumo a novas práticas educacionais? Porto Alegre: Artmed, 2002. p.25-52.

Ramalho, L.; TsunodaA, D.F. A construção colaborativa do conhecimento a partir do uso de ferramentas wiki. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 8., 2007, Salvador. Anais... Salvador: UFBA, 2007. p.1.

Recuero, R.C. Um estudo do capital social gerado a partir de redes sociais no Orkut e nos weblogs. FAMECOS: Mídia, Cultura e Tecnologia, n.28, p.19, 2005. Disponível em: <http://200.144.189.42/ojs/index.php/famecos/article/viewFile/454/381>. Acesso em: 25 maio 2009.

Resende, E.S. O bibliotecário e a evolução do serviço de referência na biblioteca universitária. In: Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação, 24., 2011, Maceió. Anais... Maceió: Febab, 2011. p.1.

Santos, A.; Andrade, A. Bibliotecas universitárias portuguesas no universo da web 2.0. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, n. esp., 2010. Disponível em: <http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/16586/pdf_23>. Acesso em: 12 jan. 2012.

Sousa, M.M. A biblioteca universitária como ambiente de aprendizagem no ensino superior. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.

Vieira, D.V.; Carvalho, E.B.; Lazzarin, F.A. Uma proposta de modelo baseado na web 2.0 para as bibliotecas das universidades federais. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 9., 2008, São Paulo. Anais... São Paulo: Enancib, 2008. p.13. Disponível em: . Acesso em: 20 out. 2009.

Downloads

Publicado

25-03-2014

Como Citar

do Rosário SANTOS, R. ., & Ferreira GOMES, H. . (2014). Utilização dos dispositivos de comunicação da web social pelas bibliotecas universitárias: um espaço para mediação da informação. Transinformação, 26(1). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/6095

Edição

Seção

Originais