Pós-doutorado

uma estratégia de leitura, 1991, Londres

Autores

  • Solange Puntel Mostafa

Palavras-chave:

Mercadoria, balcões, trabalho, valor da informação, econimia política da informação

Resumo

A metáfora da Sociedade de Informações com uma sociedade de balcões elucida uma das principais caracterlsticas do momento atual da produção social. onde a circulação e a produção de mercadorias se aproximam. Desenvolve a análise da mercadoria de um ponto de vista materialista para ser possível tocar na questão do valor da informação, segundo a teoria do valor-trabalho. distanciando-se assim das análises pós industrialistas que, segundo a autora. idealizam a Informação ea Sociedade de Informações. Trata-se de recuperar a materialidade do conhecimento,
entendedo que o conhecimento ou as Informações são sempre sobre mercadorias, poucoimportandoaquestão da palpabilidade das informações ou das mercadorias que as informações geram. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BATES, B.J. (1988) Information as an economic good: sources of individual and social value. In: MOSCO & WASCO, The political economy of information. Nadison, University of Wisconsin Press, cap.4: p.77-94.

BELL, D. (1974) O advento da sociedade pós-industrial. São Paulo, Cultrix.

BRAVERMAN, H. (1974) Labourandmonopolycapital: degradation of work in the twentieth century. N.Y.: Monthy Review Press.

CLEVELAND, H. (1985) Apud SCHILLER, D. (1988) How to think about information. In: MOSCO & WASCO. The political economy of information. Madison, University of Wisconsin Press.

DECCA, E. de. (1982) O nascimento das fábricas. São Paulo, Brasiliense. (Col. Tudo é História, 51)

GIANOTTI (1966) Origens da dialética do trabalho. São Paulo, Difusão Européia do Livro.

GRAMSCI,A (1982) Os intelectuais e a organização da cultura. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira.

IGLESIAS,F. (1981).Arevolução industrial. São Paulo, Brasiliense (Col. Tudo é História,nO32).

UNE, M.(1974) Draftdefinition:informationand libraryneeds, wants and uses. ASLlB Proceedings, v.26(2)

LYON, D. (1988) The information society: uses and illusions. Cambridge: Polity Press.

LYOTARD,J.F. (1979)Opós-modemo. Riode Janeiro, José Olympio.

MARX,K. (1857)O capital. São Paulo, Difel,1982, v.1, Livro1.

. (1974) La ideologia alemana. Barcelona, Grigalho.

MOSCO&WASCO(1988)The political economy of information. Madison: Universityof Wisconsin Press.

MULGAN(1990) Communicative values. cap.8: 165-83.

NAISBITT,J. (1991) Entrevista na revista VEJA,dez. 1991, páginas amarelas.

PINTO,AV. (1979)Ciência e existência. Riode Janeiro, Paz e Terra.

RATTNER,H.(1985)Informâtica e sociedade. São Paulo,Brasiliense, p.99-122.

ROBERTS,N.(1975) Draftdefinitions:informationand libraryneeds, wants, demands and uses: a comment. ASLlBProccedings, 27(7).

SCHAFF,A (1991)Asociedade informâtica. São Paulo, Brasiliense.

SEGNINI, L. (1984) O que é mercadoria. São Paulo, Brasiliense. (Col.O que é).

SCHILLER,D. (1988) Howto think about information. In:MOSCO&WASCO. The political economy of information. Madison: Universityof Wisconsin Press.

TOFFLER,A (1980).A terceira onda. Rio de Janeiro, Record.

VASQUEZ,AS. (1977) Filosofia da praxis. Riode Janeiro,Paz e Terra.

Downloads

Publicado

25-11-1991

Como Citar

Mostafa, S. P. (1991). Pós-doutorado: uma estratégia de leitura, 1991, Londres. Transinformação, 3(1/2/3). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/1658

Edição

Seção

Originais