TÍTULOS DE DISSERTAÇÕES DE MESTRADO: PUCCAMP E UFMG (1990-1994)
Palavras-chave:
Títulos de dissertações, Amplitude vocabular, Espaço gráfico, OraçõesResumo
Foram analisados os títulos de 72 dissertações de Mestrado da PUCCAMPe da UFMG,1990a 1994;quanto a amplitudevocabular, espaço gráficoe tipos de oração. Concluiu-seque a diferença da média de amplitude vocabular e de espaço gráficoentre as duas instituiçõesnão foirelevante. No que diz respeito, ao tipo de oração, a maioria foi declarativa, com exceção de apenas uma interrogativa.
Downloads
Referências
BRAGA, L. M. Palavras de tftulos e resumos como acesso ao conteúdo do documento: uma análise numérica. Riode Janeiro: IBICT, UFRJ, 1982 (Dissertação de Mestrado).
CASTRO, C. de M.A prática da pesquisa. São Paulo: McGraw-Hill, 1977.
DIJK, T. A. van. New Schemata. Studylng wrltlng: linguistic approches. Beverly Hills: Sage, 1986.
FEITOSA, V. C. Comunicação na tecnologla o recado na ciência. São Paulo: Brasiliense, 1987.
FERREIRA, A. B. de H. Dicionário Aurélio básico da Ifngua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1995.
GARCIA, O. M. Comunicação em prosa moderna. 14.ed. Rio de Janeiro: Fundação Getulio Vargas, 1988.
HENRIQUE, I. T. A biblioteca universitária nas fundações educacionais de Santa Catarina: análise dos recursos humanos, financeiros, físicos e materiais em relação à instituição mantenedora, no períodode 1984a 1986. Campinas: PUCCAMP, 1990 (Dissertação de Mestrado).
JULlANO, A. M. R. Análise de resumos da dissertações de mestrado em Biblioteconomia PUCCAMP (1988-1992). Campinas: PUCCAMP, 1994 (Dissertação de Mestrado).
MACHADO, I. C. N. Desempenho do pessoal em bibliotecas universitárias em relação à execução de tarefas profissionais e não-profissionais e à aplicação de política de pessoal: caso da UFRGS. Belo Horizonte: UFMG, 1990.
MARTINS, A. R. Ensino de ciência: apostilas como material didático. Campinas:PUCCAMP,1991.(DissertaçãodeMestrado).
MATOS, F. G. de. ° título de um trabalho científico: claro, conciso, concreto e criativo. Ciência e Cultura, v.40, n.8, p.778-779, 1988.
NOVAES, L.. A orientação de usuário de informação bibliográfica. Campinas: PUCCAMP, 1990. (Dissertação de Mestrado).
OLIVEIRA, N. M. Avaliação do planejamento das bibliotecas universitárias brasileiras. Campinas: PUCCAMP, 1993(Dissertação de Mestrado).
PREGNOLATIO, S. M. N. de O. Um estudante universitário -um programa de educação de usuários -um usuário de biblioteca? Campinas: PUCCAMP, 1994 (Dissertação de Mestrado).
SEVERINO, A.J. Metodologia do trabalho cientffico: diretrizes para o trabalho didático, científico na Universidade. 9.ed. São Paulo: Cortez /Autores Associados, 1983.
TERZI, S.B. Processos de relevância no texto jornalístico: títulos enviesados e tangenciais. Trabalhos em LingufsticaAplicada, Campinas, v.20, p.119-131, 1992.
WITTER, G. P et aI. Saber, poder e fazer nos títulos de dissertações de mestrado em Psicologia da PUCCAMP.Estudos de Psicologia, Campinas, v.5, n.2, p.70-83, 1988.
WITTER, G. P. Pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e busca de informação. Estudo de Psicologia, Campinas, v.7, n.1, p.5-30, 1990.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Transinformação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.