Inteligência competitiva: definições e contextualização

Autores

  • Sueli Aparecida de Marco

Resumo

Os desafios, cada vez maiores, enfrentados pelas empresas da busca da competitividade, em mercados extremamentes dinâmicos e voláteis,
estão obrigando-as a buscar meios que lhes garantam habilidade e a rapidez para mudar, disposição para adotar novas tecnologias e procedimentos de trabalho e capacidade para converter conhecimento em ações e produtos lucrativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BETTIS, R.A. & HITT, M.A. The new competitive landscape. Strategic Management Journal, 16, p.7-9, 1995

BORGES, M.E.N. & CAMPELLO. B.S. A Organização da Informação para Negócios no Brasil.Perspect. Cienc. Inf, (2), 2, p.149-161,jul-dez 1997

CALOF, J. Increasing your CIQ: The Competitive Intelligence Edge. The 1998 Economic & Technology Development Journal of Canada (online). Disponível na Internet: http://www.edco.on.ca/journal/item22.htm (Capturado em 08.09.1999)

DRUCKER, P. Looking Ahead: Implications ofthe present.Harvard Business Review, p.18-32, sep-oct 1997

DUGAL, M. CI Product Line: A tool for enhancing user acceptance of CI. Competi tive Inte//igence Review (9),2, p.17-25, Summer 1998

FAHEY, L. Competitors New York, Jobn Wiley & Sons, 1999. 558 P

FULD, L. M. The New Competitor Inte//igence: the complete resourcefor finding, analysing and using information aboutyour competitor. New York, Jobo Wiley & Sons, 1995.482 P

KAHANER, L. Competitive Inte//igence: how to gather, analyse and use information to move your business to topoNew York: Touchstone, 1996. 300p

KELLEY, W. Marketing Inte//igence: The management of marketing information. London: Staple Press, p.2, 1968

MONTALLI, K.M.L. & CAMPELLO, B.S. Fontes de Informação sobre companhias e produtos industriais: uma revisão de literatura. Ciência da Informação (26), 3, p.321-326, set/dez 1997

RUHLI, E & SACHS, S. Challanges for Strategic Competitive Intelligence at the Corporate LeveI. Competi tive Inte//igence Review (8), 4, p.54- 64, 1997

TYSON, K. W. M. The complete guide to competitive inte//igence, chapter 1, 1998

ZANASI, A. Competitive Intelligence through Data Mining public sources.Competitive Inte//igence Review (9), 1, p.44- 54, 1998

Downloads

Publicado

25-06-1999

Como Citar

Marco, S. A. de. (1999). Inteligência competitiva: definições e contextualização. Transinformação, 11(2). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/1553

Edição

Seção

Debate