ANÁLISE COMPARATIVA E DE CONSISTÊNCIAENTRE REPRESENTAÇÕESAUTOMÁTICAE MANUAL DE INFORMAÇÕES DOCUMENTÁRIA
Palabras clave:
Indexação automática, Terminologia, Consistência, Indexação, Representação documentária, Método estatístico-morfológicoResumen
Analisa a consistência dos produtos de indexação automática em domínios científicos de Saneamento Básico e de Educação. Procura averiguar se essa via se assemelha, em resultados, aos processos de indexação que utilizam a metodologia da Análise Documentária. Busca referencial teórico na Análise Documentária, afim de reconhecer os parâmetros norteadores da análise e síntese de textos escritos, e na Terminologia, enquanto Ciência e objeto, para compreender a organização e as características dos vocabulários dos domínios do saber. Utiliza uma representação automática baseada em um modelo estatístico-morfológico, onde a extração dos léxicos éfeita com o auxílio de um dicionário que possui somente uma lista de palavras e as suas respectivas c/asses gramaticais. Observa que se o método vir a reconhecer signíficados e termos compostos, e a partir destes operar com relações/redes semânticas, o processo/produto de representação automática apresentará adequados níveis de desempenho em uma efetiva indexação automática.
Descargas
Citas
AMARO, R.K.O.F. Contribuição da análise do discurso para uma análise documentária: o caso da documentação jornalística. São Paulo : ECA/USP, 1991. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo.
CANTARELLI, Elisa Maria Pivetta. Acesso a base de dados através da linguagem natural. [online]. Uruguai, 1998. [Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai]. Disponivel na internet: <http://www.biblio.virtual.urifw.tche.br/bvinf/tcI998/elisa.htm>
CARNEIRO, Marília Vidigal. Diretrizes para uma política de indexação. Revista da Escola de Biblioteconomia da UFMG, Belo horizonte, v.14, n.2, p. 221-241, seI. 1985.
CASTILHO, Virginia. Para uma indexação automática: métodos de análise de textos em sistemas informatizados aplicados à indexação. São Paulo, 1995. [Trabalho de Conclusão de Curso - Departamento de Biblioteconomia e Documentação, Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo]
CINTRA, Ana Maria Marques. Análise de texto/análise de discurso e possíveis relações com a análise documentária: texto provisório I. São Paulo: [s.n.]., 1994 Texto utilizado na disciplina Lingüística e Documentação do Departamento de Biblioteconomia e Documentação da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo.
Análise de texto/análise de discurso e possíveis relações com a análise documentária: texto provisório 2. São Paulo: [s.n.]., 1994 Texto utilizado na disciplina Lingüística e Documentação do Departamento de Biblioteconomia e Documentação da Escola de Comunicação
e Artes da Universidade de São Paulo.
COPI, I.M. Introdução à lógica. São Paulo: Mestre Jou, 1978.
COULON, Daniel, KAYSER, Daniel. Informática e linguagem natural: uma visão geral dos métodos de interpretação de textos escritos. Brasília: IBICT, 1992.
COYAUD, M. É tude théorique des différentes méthodes d'analyse automatique des documents. In: COY AUD, M., SIOT-DECAUVILLE, N. L'analyse automatique des documents. Paris: Mouton. p.2-57,1967.
CUNHA, Izabel Maria Ribeiro Ferin. Do mito à análise documentária. São Paulo: Edusp, 1990. (Teses, 11).
DIAS, Cláudia Augusto. Terminologia: conceitos e aplicações. Ciência da Informação. Brasília, v.29, n.l, p. 90-92, jan./abr. 2000.
ECO, Humberto. O signo. Lisboa: Presença, 1997.
FERNEDA, Edberto. Construção automática de um thesaurus retangular. Campina Grande, Paraíba, 1997. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Paraíba, 1997.
GARCÍA GUTIÉRREZ, A. Analisis documental deI discurso periodístico. Madrid: CTD, Centro de Tratamiento de Ia Documentación, 1992.
GARDIN, l-C. La logique du pausible. Paris: Maison des sciences de I'homme, 1981.
GOMES, H.E. Q. indexador face às novas tecnologias de informação. Trans-in-formação, Campinas, v. I, n.2, p. 161-171, maio/ago. 1989.
GOMES, Henriette Ferreira. ° ambiente informacional e suas tecnologias na construção dos sentidos e significados. Ciência da Informação, Brasília, v.29, n.l, p.61-70, jan.labr. 2000.
HERMANS, A. La définition des termes scientifiques. Meta, v.34, n.3, p. 529-532.
ISO 704. Princípios e métodos da atividade termino1ógica, 1994. Proposta da norma brasileira.
ISO 1087. Terminologia - vocabulário, 1994. Proposta da norma brasileira [trad. e adapto Grupo ABNT/IBICT]
KOBASHI, Nair Yumiko. Análise documentária: metodologias para indexação e resumo.[s.l] : [s.n.], 1995.
KURAMOTO, Hélio. Uma abordagem alternativa para o tratamento e a recuperação de informação: os sintagmas nominais. Ciência da informação online, Brasília, v.25, n.2, p. 1-17, 1996. Disponível na internet: <http://www.ibict.br/cionline/250296/25029605.htm>
LANCASTER, F.W. Indexação e resumos: teoria e prática. Briquet de Lemos/Livros. 1993.
LARA, Marilda Lopes Ginez de. Linguagens documentárias: instrumentos de mediação e comunicação. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v.26, 11.1/2,p. 72-80, jan/jun. 1993.
. Representação e linguagens documentárias: bases teórico-metodológicas. São Paulo: M.L.G. Lara. 1999. Tese (Doutorado em Ciência da Comunicação) - Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo. 41
LIMA, Vânia M.A. Comunicação e representação documentária. São Paulo: APB, 1999. (Ensaios APB, 62).
MAMFRIM, Flávia Pereira Braga. Representação de conteúdo via indexação automática em textos integrais em língua portuguesa. Ciência da Informação, Brasília, v.20, n. 2, p. 191-203,jul./dez. 1991.
NA VARRO, Sanderlei. Interface entre lingüística e indexação: revisão de literatura. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v.21, n. 1/2, p.46-62, jan.ljun. 1988.
NOVELLINO, Maria Salet Ferreira. A linguagem como meio de representação ou de comunicação da informação. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v.3, n.l, p. 137-146,jul./dez. 1998
ROBREDO, Jaime. A indexação automática de textos: o presente já entrou no futuro. In: MACHADO, U.D. Estudos avançados de Biblioteconomia e Ciência da Informação. Brasília: ABDF, 1982.
. Indexação automática de textos: uma abordagem otimizada e simples. Ciência da Informação, Brasília, v.20, n. 2, p.130- 136, jul/dez. 1991.
RODRIGUES, Willame Santos. Auxílio da lingüística na construção de linguagens documentárias: conceitos utilizados no arranjo dos termos. São Paulo, 1999. [Trabalho apresentado à disciplina Linguagem de Indexação 11- Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação].
ROLE, François. De Ia lettre au sens: les recherche en texte integral. Documentaliste, v.30, n. 3, p. 140-146, 1993.
TÁLAMO, Maria de Fátima Gonçalves Moreira. Linguagem documentária. São Paulo: APB, 1997. (Ensaios APB ; 45)
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Transinformação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.