Informação: fenômeno e objeto de estudo da sociedade contemporânea

Autores/as

  • Nair Yumiko KOBASHI Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Maria de Fátima Gonçalves Moreira TÁLAMO Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Palabras clave:

ciência da informação, estudos de informação, conceito de informação

Resumen

O estudo da informação assume importância primordial na cultura contemporânea, sendo tema desenvolvido por várias áreas do conhecimento. Cada disciplina deve, no entanto, identificar na informação o seu objeto específico, para que uma atividade compreensiva sobre o assunto substitua a explicação mecânica e funcionalista, largamente difundida, que não raro introduziu mais
dúvidas e imprecisões do que soluções. É objetivo deste artigo discutir tanto o papel da Ciência da Informação no contexto das disciplinas que estão se constituindo, quanto a sua relevância sócio-política e econômica. Enfatiza-se a importância da elaboração conceitual para o entendimento do seu objeto e para a proposição de alternativas compreensivas do fenômeno. Conclui-se que a compreensão não se dá na amplitude do fenômeno geral, que está presente em todos os contextos disciplinares; ao contrário, ela requer a delimitação do contexto específico no qual a informação está sendo vista como valor e produtora de valor. A partir daí, os traços simplificados e fragmentados que a caracterizam serão consecutivamente analisados e substituídos através de uma abordagem que considere a complexidade da informação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ABRIL, G. Teoria general de la información. Madrid: Cátedra, 1997.

BARRETO, A.A. A questão da informação. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v.8, n.4, p.3-8, 1994.

BARRETO, A.A. Perspectivas em Ciência da Informação. Revista de Biblioteconomia de Brasília, Brasília, v.21, n.2, p.155-166, 1997.

BARTHES, R. O rumor da língua. São Paulo: Brasiliense, 1988.

BOLAÑO, C. Impactos sociales y económicos de las tecnologias de la información y comunicación: hipótesis sobre la actual reestructuración capitalista. [s.l.: s.n.], 19__ ].

BURKE, P. Historia social del conocimento: de Gutenberg a Diderot. Madrid: Paidós, 2002. p.11, 80-81.

GARCÍA GUTIÉRREZ, A. Aproximación al concepto y al objeto de la información documentación. In: GARCÍA GUTIÉRREZ, A. (Ed.). Introducción a la documentación periodística y informativa. Sevilla: MAD, 1999.

GARCÍA GUTIÉRREZ, A. La memoria subrogada: mediación, cultura y conciencia en la red digital. Granada: Universidad de Granada, 2002. p.13.

GONZÁLES DE GÓMES, M.N. Da organização do conhecimento às políticas de informação, Informare, Rio de Janeiro, v.2, n.2, p.58-66, 1996.

GUÉROULT, M.M. Le concept d’information dans la science contemporaine. Paris: Gauthiers-Villars/Les éditions de minuit,1965.

HARVEY, D. Condição pós-moderna. São Paulo: Loyolla, 1994. p.37.

LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993.

MACHADO, N.J. Epistemologia e didática. São Paulo: Cortez, 1995. p.193-194.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2000.

MORIN, E. Ciência com consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001. p.136, 139, 335.

MORIN, E. A cabeça bem feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Russel, 2002. p.16-17.

NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Criação de conhecimento na empresa. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

OTLET, P.; WOUTERS, L. Traité de la documentation: le livre sur le livre: théorie et pratique. Bruxeles: Mudaneum, 1934.

PINSKY, J.; PINSKY, C.B. História da Cidadania. São Paulo: Contexto, 2003. p.10.

RAYWARD, W.B. Visions of Xanadu: Paul Otlet (1868-1994) and hypertext. Journal of the American Society for Information Science, v.45, n.4, p.235-250, 1994.

SANTOS, B.S. Introdução a uma ciência pós-moderna. São Paulo: Graal, 1995.

SANTOS, B.S. Para um novo senso comum: a ciência, o direito, a política na transição paradigmática. São Paulo: Cortez, 2000.

SARACEVIC, T. Interdisciplinary nature of information science. Ciência da Informação, Brasília, v.24, n.1, p.36-41, 1995.

SODRÉ, M. Antropológica do espelho: uma teoria da comunicação em rede. Petrópolis: Vozes, 2002. p.101.

TAKAHASHI, T. (Org.). Sociedade da informação no Brasil: livro verde. Brasília: MCT, 2000. 195p.

WERSIG, G. Information science: the study of postmodern knowledge usage. Information Processing and Management, v.29, n.2, p.229-239, 1993.

WERSIG, G.; WINDEL, G. Information science needs a theory of “information actions”. Social Science Information Studies, v.5, p.11-23, 1985.

Publicado

2003-11-25

Cómo citar

Yumiko KOBASHI, N. ., & Gonçalves Moreira TÁLAMO, M. de F. . (2003). Informação: fenômeno e objeto de estudo da sociedade contemporânea. Transinformação, 15, 1–16. Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/6414

Número

Sección

Artigos