Produção científica docente em tratamento temático da informação nos cursos de Biblioteconomia do Mercosul: uma análise preliminar

Autores/as

  • Jane Coelho DANUELLO Universidade Estadual Paulista
  • José Augusto Chaves GUIMARÃES Universidade Estadual Paulista

Palabras clave:

ensino de biblioteconomia, produção científica, tratamento temático da informação, Mercosul

Resumen

As discussões sobre ensino de Tratamento Temático da Informação ocorridas desde 1996 nos encontros anuais do grupo de escolas de Biblioteconomia do Mercosul motivaram, em uma primeira fase, a análise dos conteúdos básicos das disciplinas da área e da bibliografia utilizada nessas disciplinas, constatando-se haver grande diversidade de linhas teóricas entre os docentes da área. Desse modo, sentiu-se a necessidade de investigar a produção científica desses docentes, propiciando um cotejo preliminar ensino/pesquisa na área, no Mercosul, buscando: a) verificar a coerência temática existente entre a bibliografia utilizada na prática pedagógica e a produção científica desses docentes; b) analisar a contribuição do segmento docente para o cenário científico da área, como subsídio para o incentivo ao intercâmbio de produção científica gerada na área, na região; c) lançar bases para a identificação de colégios invisíveis na área; e d) contribuir com os estudos curriculares do Grupo de Trabalho em Organização e Tratamento da Informação do Mercosul. Para tanto, realizaram-se as revisões da literatura sobre o ensino de Tratamento Temático da Informação no Mercosul e sobre a produção científica dos docentes, seguida de coleta de dados por meio de questionários que foram enviados aos docentes das 28 instituições que compuseram o universo da fase anterior da pesquisa, obtendo-se um índice de respostas de 67,85%. A análise da produção dos docentes (restrita a livros, capítulos de livros, artigos de periódicos e publicações na íntegra em eventos) demonstrou que 91,57% das publicações na área estão a cargo de 12 docentes de apenas cinco universidades, revelando que o grupo mais produtivo compõe-se de 66,67% dos docentes e 31,25% das instituições. Quanto à forma, observa-se um equilíbrio entre publicações em eventos, artigos de periódicos e literatura monográfica (livros e capítulos de livros). Verificou-se, ainda, que apenas 22 itens (13,25%) da produção dos docentes na área de Tratamento Temático da Informação, encontram-se presentes na bibliografia utilizada nas disciplinas por eles ministradas, revelando uma contribuição ainda modesta para a construção das fontes de pesquisa para a área.

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Publicado

2005-05-25

Cómo citar

Coelho DANUELLO, J. ., & Chaves GUIMARÃES, J. A. . (2005). Produção científica docente em tratamento temático da informação nos cursos de Biblioteconomia do Mercosul: uma análise preliminar. Transinformação, 17(2), 1–16. Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/6354

Número

Sección

Artigos