Base Qualis e a indução do uso de periódicos da área de Psicologia

Autores/as

  • Maria do Carmo Moreira Jacon

Palabras clave:

periódico científico, pós-graduação, base Qualis, psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Resumen

A presente pesquisa, de natureza exploratória, visa verificar se a base Qualis, uma vez implementada, induziu o uso dos periódicos nela melhor classificados, especialmente periódicos de conceito A, de abrangência nacional. Para tal objetivo, definiu-se como objeto de estudo periódicos Qualis da área de Psicologia e, como contexto, o Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. O universo pesquisado constou de uma amostra de teses e dissertações defendidas no período 1997-2002 e de uma população de mestrandos e doutorandos matriculados no referido Programa. Os procedimentos metodológicos empregados foram as técnicas de análise de citação e de aplicação de questionário. A análise dos resultados revelou que a atribuição de conceito máximo não induz necessariamente ao uso efetivo. Conclui-se, a partir desse fato, que o consenso (avaliação pelos pares) que fundamenta a base Qualis e que é empreendido na classificação de periódicos científicos da área de Psicologia, não se reflete no consenso dos segmentos (docentes e discentes) do Programa analisado.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES). Critérios de avaliação (triênio 1998-2000). Brasília, 2001. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/portal/conteudo/2000_037_Criterio.pdf>. Acesso em: 28 nov. 2004.

GARVEY, W.D. Communication: The essence of science. Oxford: Pergamon Press, 1979. 332p.

SOUZA, E.P.; PAULA, M.C.S. QUALIS: A base de qualificação dos periódicos científicos utilizada na avaliação da CAPES, Infocapes, v.10, n.2, p.6-24, 2002. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/capes/portal/conteudo/Infocapes10_2_2002.pdf>. Acesso em: 8 mar. 2005.

VALÉRIO, P.M. Espelho da ciência: avaliação do Programa Setorial de Publicações em Ciência e Tecnologia da FINEP. Rio de Janeiro/Brasília: FINEP/IBICT, 1994. 145p.

ZIMAN, J. Conhecimento público. São Paulo: Itatiaia, 1979. 146p.

Publicado

2007-06-25

Cómo citar

Moreira Jacon, M. do C. . (2007). Base Qualis e a indução do uso de periódicos da área de Psicologia. Transinformação, 19(2). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/6279

Número

Sección

Artigos