Indicadores da participação feminina em Ciência e Tecnologia

Autores/as

  • Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi
  • Rodrigo de Castro Cabrero
  • Maria da Piedade Resende da Costa
  • Carlos Roberto Massao Hayashi

Palabras clave:

Ciência e Tecnologia, indicadores de C&T, participação feminina, produção científica

Resumen

Este trabalho tem por objetivo analisar a questão do gênero no setor de ciência e tecnologia nacional e examinar a situação das docentes que pertencem à comunidade científica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O estudo baseou-se em teorias sobre as questões do gênero na ciência e da participação feminina. Para a coleta de dados, utilizou-se o Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil/CNPq. Para aprofundamento da realidade das mulheres na UFSCar, realizou-se um levantamento adicional nos sites da instituição e do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Conforme revelam os dados do Diretório, em 1995, a participação feminina alcançou 39% dos cientistas e, em 2004, passou para 47%. Na UFSCar, as mulheres representam 39,3% dos docentes, ocupam 1/3 dos postos de comando e entre os discentes superam 55% dos estudantes. Destaca-se que ainda falta um caminho a percorrer para igualarem-se aos pesquisadores nos postos acadêmicos e áreas do conhecimento mais prestigiadas. Utilizar o potencial feminino é estratégico para avançar cientificamente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ABÓS, A. Ciencias de mujer. In: CONGRESO IBEROAMERICANO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA Y GÊNERO. 6., 2006, Zaragoza. Anais... Zaragoza: Prensas Universitárias, 2006.

BAGDASSARIAN, E.C. Paridad en el sistema CyT desde el punto de vista de las jóvenes investigadoras y tecnólogas afecta tener hijos y hijas? In: VI CONGRESO IBEROAMERICANO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA Y GÊNERO. 6., 2006, Zaragoza.

Anais... Zaragoza: Prensas Universitárias, 2006. p.53-54. BRASIL. Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). 2006a. A ciência brasileira descobre a competência feminina: espinhos. Disponível em: <http://ftp.mct.gov.br/especial/mulher1.htm>.

Acesso em: 20 mar. 2006.

BRASIL. Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). 2006b. A ciência brasileira descobre a competência feminina: Glaci Zancan. Disponível em: <http://ftp.mct.gov.br/especial/mulher4.htm>. Acesso em: 20 mar. 2006.

BRASIL. Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). A ciência brasileira descobre a competência feminina: jovem cientista. 2006c. Disponível em: <http://ftp.mct.gov.br/especial/mulher3.htm>. Acesso em: 20 mar. 2006.

CABRAL, C.G. O conhecimento dialogicamente situado: histórias de vida, valores humanistas e consciência crítica de professoras do Centro Tecnológico da UFSC. 2006. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica) - Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2006.

CABRERO, R.C. et al. Questão do gênero no setor científico nacional. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE LEITURA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2, 2006, Salvador. Leitura e Formação de Professores. João Pessoa: Editora Universitária/UFPB, 2006.

CITELI, M.T. Mulheres nas ciências: mapeando campos de estudo. In: LOPES, M.M. (Org.). Cadernos Pagu: gênero, ciência e história. Campinas: Unicamp, n.15, p.39-75, 2000.

CNPQ. Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil. Censo 2004. Disponível em: <http://dgp.cnpq.br/censo2004/>. Acessos em: 15 out. 2006.

COSTA, M.C. Ainda somos poucas: exclusão e invisibilidade na ciência. Cadernos Pagu, v.27, p.455-459, 2006.

ESTÉBANEZ, M.E. As mulheres na ciência regional: diagnóstico e estratégias para a igualdade. Traduzido por: Sabine Righetti., 2003. Disponível em: <http://www.comciencia.br/reportagens/mulheres/10.shtml>. Acesso em: 13 mar. 2006.

ESTÉBANEZ, M.E.; LÁSCARIS-COMNENO, T. La mujer y ciencia en Centroamérica: un ejercício de aplicación del enfoque del género en la construcción de indicadores. In: Taller Indicadores de ciencia y tecnología bajo un enfoque de género, 2004, El

Salvador, Disponível em: <http://www.ricyt.org/interior/difusion/pubs/elc2003/6.pdf>. Acesso em: 10 dez. 2006.

FERNÁNDEZ RIÚS, L. Roles de género: mujeres académicas, conflictos? In: CONGRESO INTERNACIONAL MULTIDISCIPLINARIO SOBRE MUJER, CIENCIA Y TECNOLOGÍA. 2., 2000, Panamá. Anais... Panamá: Universidad de Panamá, 2000.

Disponível em: <http://www.oei.es/salactsi/lourdes.htm>. Acesso em: 10 dez. 2006.

FLORES ESPINOLA, A. Metodologia feminista y prática científica. In: CONGRESO IBEROAMERICANO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA Y GÊNERO. 6., 2006, Zaragoza. Anais...

Zaragoza: Prensas Universitárias, 2006. p.213-214.

GALIZA, M. Mulheres na pesquisa: uma realidade. 2005. Disponível em: <http://www.cnpq.br/noticias/2005/080305.htm>. Acesso em: 18 maio 2005.

GONZÁLEZ GARCÍA, M.I.; PÉREZ SEDEÑO, E. Ciencia, tecnologia y género. Revista Iberoamericana de Ciência, Tecnologia, Sociedad y Innovación, v.2, enero 2002. Disponível em: <http://www.oei.es/revistactsi/numero2/varios2.htm>. Acesso em: 18 maio 2005.

HARAWAY, D. Simians, cyborgs and women: The reinvention of nature. New York: Routledge, 1991.

HARDING, S. Ciencia y feminismo. Madrid: Ediciones Morata, 1996.

HAYASHI, M.C.P.I. Mulher na ciência e na tecnologia. In: SEMANA DA HISTÓRIA: A mulher na ciência, na política e na história, 2., 2003. São Carlos: UNICEP, 2003.

HAYASHI, M.C.P.I. Participação feminina na ciência e na tecnologia: um estudo sobre a representação da mulher na C&T na UFSCar. São Carlos, UFSCar, 2005. (Projeto de pesquisa) HAYASHI, M.C.P.I.; HAYASHI, C.R.M.; MASTROGIROLAMO, F.D. 187

Participação feminina na ciência e tecnologia na UFSCar. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFSCAR, 12., 2004, São Carlos.

IBICT. Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Prossiga. 2006. Disponível em: <http://prossiga.ibict.br/fomento>. Acesso em: 15 out. 2006.

KELLER, E.F. Reflections on gender and science. New Heaven: Yale University Press, 1985.

KELLER, E.F. Qual foi o impacto do feminismo na ciência? Cadernos Pagu, v.7, p.13-34, 2006.

LETA, J. As mulheres na ciência brasileira: crescimento, contrastes e um perfil de sucesso. Estudos Avançados, v.17, n.49, p.1-14, 2003.

LETA, L.; LEWISON, G. The contribution of women in Brazilian science: A case study in astronomy, immunology and oceanography. Scientometrics, v.57, p.339-353, 2003.

LONGINO, H. Science is social knowledge: Values and objectivity in scientific inquiry. Princeton: Princeton University Press, 1990.

LOPES, M.M. “Aventureiras” nas ciências: refletindo sobre gênero e história das ciências naturais no Brasil. Cadernos Pagu, v.10, p.345-368, 1998.

LOPES, M.M. (Org.). Cadernos Pagu: Gênero, ciência e história. Campinas: Unicamp, n.15, p.7-14, 2000.

LOPES, M.J.M.; LEAL, S.M.C. A feminização persistente na qualificação profissional da enfermagem brasileira. Cadernos Pagu, v.24, p.105-125, 2005.

MACHADO, M.H. Os médicos no Brasil: um retrato da realidade. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 1997.

MACIEL, B. Mulheres na produção do conhecimento científico. Revista FACIPE, v.1, n.1, p.15-26, 2005.

MASTROGIROLAMO, F.D. Subsídios para a construção de indicadores da participação feminina na ciência e tecnologia na UFSCar. São Carlos: UFSCar, 2003. (Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação)

MELO, H.P.; LASTRES, H.M.M.; MARQUES, T.C.N. Gênero no Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil. Rio de Janeiro, 2004. Disponível em:<http://www.cbpf.br/~mulher/hildete1.pdf>. Acesso em: 15 out. 2006.

MELO, H.P.; LASTRES, H.M.M. Ciência e tecnologia numa perspectiva de gênero: o caso do CNPq. Rio de Janeiro, 2004.

Disponível em: <http://www.cbpf.br/~mulher/hildete2.pdf>. Acesso em: 15 out. 2006.

MELO, H.P.; OLIVEIRA, A.B. A produção científica brasileira no feminino. Cadernos Pagu, v. 27, p.301-331, 2006.

NEAD. Núcleo de Estudos Agrários e de Desenvolvimento Rural. Encontro nacional discute a participação das mulheres nas universidades e produção acadêmica sobre gênero. 2006. Disponível em: <http://www.nead.org.br/boletim/boletim.php?boletim=327&noticia=1580>. Acesso em: 10 maio 2006.

NOGUEIRA-MARTINS, L.A. Saúde mental dos profissionais de saúde. Psychiatry on-line Brazil, v.7, n.4, 2002. Disponível em: <http://www.polbr.med.br/ano02/artigo0402_a.php>. Acesso em: 20 dez. 2006.

OLINTO, G. La inserción de las mujeres en la investigación científica y tecnológica en Brasil: indicios de transformación. In: CONGRESO IBEROAMERICANO DE CIENCIA, TECNOLOGÍA Y GÉNERO. 5., 2004, Ciudad de México. Anais... Ciudad de México: 2004.

PASTORE, E.; DALLA ROSA, L. A presença da mulher nos cuidados em saúde. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL FAZENDO GÊNERO, 7. 2006, Florianópolis. Anais... Florianópolis: 2006. Disponível em: . Acesso em: 20 dez. 2006.

PÉREZ-SEDEÑO, E. y cols. La situación de las mujeres en el sistema educativo de ciencia y tecnología en España y su contexto internacional. Madrid: Ministerio de la Educación, Cultura y Desportes, 2004.

SCHIENBINGER, L. O feminismo mudou a ciência? Tradução de Raul Fiker. Bauru: EDUSC, 2001.

SOARES, T.A. Mulheres em ciência e tecnologia: ascensão ilimitada. Química Nova, v.24, n.2, p.281-285, 2001.

TABAK, F. O laboratório de Pandora: estudos sobre a ciência no feminino. Rio de Janeiro: Garamond, 2002. UFSCar. Universidade Federal de São Carlos. Equipe

administrativa. 2006. Disponível em: <http://www2.ufscar.br/aufscar/equipeadmin.php>. Acesso em: 15 out. 2006.

UFSCar. SRH. Universidade Federal de São Carlos. Secretaria Geral de Recursos Humanos. Quadro de servidores. 2006. Disponível em: <http://www.srh.ufscar.br>. Acesso em: 15 out. 2006.

VELHO, L; LEÓN, E. A construção social da produção científica por mulheres. Cadernos Pagu, v.10, p.309-344, 1998.

VELHO, L.; PROCHAZKA, M.V. No que o mundo da ciência difere dos outros mundos? 2003. Disponível em: <http://www.comciencia.br/reportagens/mulheres/09.shtml>. Acesso em: 13 março 2006.

WATSON, J.D. A dupla hélice. Lisboa: Gradiva, 1988.

YANNOULAS, S.C.; VALLEJOS, A.L.; LENARDUZZI, Z.V.A. Feminismo e academia. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v.81, n.199, p.425-451, 2000.

Publicado

2007-06-25

Cómo citar

Piumbato Innocentini Hayashi, M. C. ., de Castro Cabrero, R. ., Resende da Costa, M. da P. ., & Massao Hayashi, C. R. . (2007). Indicadores da participação feminina em Ciência e Tecnologia. Transinformação, 19(2). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/6278

Número

Sección

Artigos